RS em Foco NotíciasRS em Foco Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Canoas
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Noticias
  • Sobre Nós
Reading: Síndrome do impostor: entenda esse processo de autossabotagem
Compartilhe
Font ResizerAa
RS em Foco NotíciasRS em Foco Notícias
Search
  • Home
  • Canoas
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Noticias
  • Sobre Nós
siga
RS em Foco Notícias > Blog > Noticias > Síndrome do impostor: entenda esse processo de autossabotagem
Noticias

Síndrome do impostor: entenda esse processo de autossabotagem

thomas Scholze
thomas Scholze 20 de abril de 2022
Compartilhe
Sergio Wilfrido Vasques Benitez
Sergio Wilfrido Vasques Benitez
Compartilhe

Você já deve ter sentido, em algum momento pessoal ou profissional, a sensação de incompetência e inadequação, certo? Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e entusiasta do autoconhecimento, esclarece que esse aspecto de incapacidade e falta de reconhecimento do próprio sucesso é um processo de autossabotagem muito comum e pode ser derivado da síndrome do impostor.

Mas, afinal, o que é a síndrome do impostor?

Muito se fala sobre esse problema, mas você sabe, de fato, do que se trata? A síndrome do impostor, termo utilizado pela primeira vez em 1978 pelas pesquisadoras e psicólogas Pauline Clance e Suzanne Imes, é um conjunto de sentimentos negativos relacionados, principalmente, às conquistas pessoais e profissionais do indivíduo. Ou seja, trata-se de uma interpretação errada e distorcida do modo como se enxerga a própria realidade.

Assim, Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que o indivíduo pauta uma crença interna de não se considerar bom o suficiente e compreender que suas conquistas são frutos de outros aspectos que não suas habilidades, competências e esforços. Isso somado a sensação de incapacidade, inferioridade e baixa autoestima resultam no entendimento de que se está enganando os outros, ou seja, de que a pessoa é uma fraude.

Como identificar a síndrome do impostor?

O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez reforça ainda que, por mais que as pessoas das diferentes esferas de seu círculo social a enxerguem como eficiente, competente e capaz de alcançar bons resultados em suas ações, aquele que tem síndrome do impostor seguirá no padrão de desconfiança da própria competência, apresentando sempre sinais de autossabotagem.

Dessa forma, os principais sintomas desta problemática são: baixa autoestima, sensação de incompetência, inadequação, insegurança, inferioridade e ansiedade. Além disso, o indivíduo carrega a constante sensação de não ser merecedor daquilo que se tem ou dos créditos e reconhecimento dos demais.

Quais as causas e como superar a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor surge por diferentes motivos, como competitividade extrema, cobrança exacerbada para um alto nível de competência e rigor excessivo, e pode estar relacionada tanto com o ambiente profissional, quanto acadêmico e familiar. O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez aponta que, segundo os especialistas, mulheres e negros são mais sucetíveis a esse quadro devido aos processos de preconceito, discriminação social e desigualdade. 

Mas, além disso, Sergio Wilfrido Vasques Benitez informa que pessoas com traços de personalidade como perfeccionistas, tímidas, solitárias, especialistas com muito conhecimento ou aqueles que são considerados gênios ou prodígios e lidam com expectativas altas podem também desenvolver a síndrome do impostor. 

A solução, nos mais diferentes casos, segue caminho semelhante. A princípio, é preciso buscar a ajuda de um profissional e trabalhar, por meio da terapia, com a identificação do problema, suas causas e, a partir disso, abraçar a cura. Isto é, reconhecer a imperfeição que é inerente aos ser humano, buscar o autoconhecimento e trabalhar a autoconfiança e o reconhecimento de suas próprias conquistas.

TAGGED:arsenalFoz do IguaçuSergio Apestegui VasquesSergio Apestegui Wilfrido Sergio ApesteguiSergio Apestegui Wilfrido VasquesSergio Apestegui Wilfrido Vasques BenitesSergio Apestegui Wilfrido Vasques BenitezSergio Benitez ApesteguiSergio Benitez Apestegui Wilfrido VasquesSergio WilfridoSergio Wilfrido Apestegui VazquesSergio Wilfrido Apestegui VazquezSergio Wilfrido BenitesSergio Wilfrido BenitezSergio Wilfrido Vásques Apestegui benitessergio wilfrido vasques benitezSergio Wilfrido Vázques Apestegui benitesSergio Wilfrido VázquezSergio Wilfrido Vázquez ApesteguiSergio Wilfrido Vazquez ApesteguiSergio Wilfrido Vázquez Apestegui benitezSergio Wilfrido Vázquez Benítez
Compartilhe esse Artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Deixe um Comentário Deixe um Comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Aldo Vendramin analisa como o Plano Safra impulsiona o agronegócio e gera novas oportunidades.
Mapa da produtividade: como o Plano Safra direciona o futuro do agronegócio e abre novas oportunidades no campo?
Noticias
Milton Seigi Hayashi analisa como o golfe está atraindo jovens com tecnologia, acessibilidade e novos formatos de jogo.
Jovens no golfe: Como o esporte está se reinventando para novas gerações?
Noticias
Segundo Kelsem Ricardo Rios Lima, o sistema ABS evita o travamento das rodas durante a frenagem, garantindo mais controle e segurança.
Como funcionam os sistemas de freios ABS nos carros
Noticias
Ricardo Chimirri Candia mostra como engenheiros podem unir técnica e visão para liderar com impacto.
Aprenda a arte da integração: como engenheiros podem liderar com visão e técnica  
Noticias
Leonardo Manzan explica como a resposta da demanda altera fluxos fiscais e exige governança robusta nos mercados de flexibilidade.
Governança fiscal em mercados de flexibilidade: Leonardo Manzan avalia impactos tributários dos mecanismos de resposta da demanda
Noticias
Imagens geradas com o FotoModel aumentam a confiança do cliente e impulsionam as vendas.
Visualize a confiança: O poder das imagens realistas nas decisões de compra
7 de agosto de 2025
Pedro Guimarães analisa como a Caixa enfrentou os desafios da pandemia com rapidez, governança e inclusão em larga escala.
Caixa e os desafios da pandemia: resposta rápida, governança e inclusão em escala
15 de setembro de 2025
RS em Foco Notícias

Seu radar ligado para o futuro. Quer saber o que está por vir? No rsemfoco, você encontra as tendências que vão transformar o mundo. Desde as inovações tecnológicas que prometem revolucionar o nosso dia a dia até as mudanças geopolíticas que moldarão o futuro da humanidade.

Canoas (RS) terá dia ensolarado hoje (16); veja previsão do tempo
16 de julho de 2025
Surf para líderes: A jornada que une flexibilidade, resiliência e adaptação ao ritmo do mar — por Ian dos Anjos Cunha.
Surf para líderes: flexibilidade, resiliência e adaptação ao ritmo do mar
11 de novembro de 2025
siga
RS em Foco - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?