Gyoza vegano: saiba como preparar o delicioso pastelzinho japonês

thomas Scholze
4 Min Read
Flavio Giusti

Se você é fã de comida japonesa e chinesa, já deve ter experimentado um delicioso gyoza, não é mesmo? Flavio Giusti, fundador do VegetariRango e vegano há mais de dez anos, também é muito fã desse prato e, por isso, não poderia deixar de prepará-lo em uma alternativa vegana e tão saborosa quanto o tradicional pastelzinho preparado com carne. 

Isso mesmo, o entusiasta de culinária em cima em seu canal do Youtube uma série de receitas tradicionais, mas em alternativas veganas para você aprender a cozinhar em casa, continuar consumindo esses alimentos e, principalmente, saciar a vontade de pratos doces e salgados que, assim como o gyoza, fazem falta no dia a dia. 

E se você quer aprender como preparar um delicioso gyoza vegano em sua casa, basta continuar acompanhando o artigo a seguir! 

História do Gyoza

Hoje em dia, o gyoza se tornou uma das entradas principais nos restaurantes de comida japonesa, não é mesmo? Contudo, você sabe qual a história exata dessa iguaria? A princípio, ela surgiu na China, porém, ganhou popularidade no Japão. Flavio Giusti esclarece que, enquanto na China o pastelzinho pode ter diferentes recheios, no outro país, é preparada, basicamente, com cebolinha, carne de porco, repolho, alho e gengibre.

O gyoza como conhecemos hoje deriva do período pós-guerra em que muitos japoneses residentes na China retornaram ao Japão e, para sobreviver a escassez de alimento do período, passaram a preparar e vender o gyoza com uma massa mais fina, distinta do preparo chinês. Assim, ele passou a atrair diversos consumidores e eliminou a fome de muitos. 

Devido ao período difícil, ele foi considerado um alimento muito nutritivo, além de ter uma preparação rápida e fácil. Por isso, até hoje, é um prato muito consumido no Japão e que atravessou, junto com sua cultura, para diversos países como o Brasil que consomem também a iguaria proveniente da culinária japonesa.

Como preparar gyoza vegano

Apesar de ser uma receita com etapas, o gyoza vegano não possui segredos e pode facilmente ser preparado em casa, basta apenas contar com os ingredientes certos. São eles, para a massa: 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de água fervendo e sal. Para o recheio: repolho picado (bem fininho), cenoura (bem fininho), shitake (já hidratado), gengibre (ralado bem fininho), 1 colher de suco de limão, alho, cebola, shoyu e sal. Já para o molho, utilize shoyu, limão e laranja a gosto.

Com ingredientes nas medidas corretas e em mãos, basta apenas conferir o passo a passo da receita no canal do Youtube do criador do VegetariRango, Flavio Giusti. (https://www.youtube.com/watch?v=q8GBWa5mBgE).

Sendo assim, para conhecer mais preparos de comidas típicas da Ásia ou de outras regiões, basta acompanhar os conteúdos produzidos por Flavio Giusti em seus livros, canal do Youtube ou no Instagram (@vegetarirango). Ademais, não deixe de participar de seus cursos ministrados anualmente sobre queijos veganos para preparar em casa e incrementar diversas receitas!

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário