RS em Foco NotíciasRS em Foco Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Canoas
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Noticias
  • Sobre Nós
Reading: O sabor da brasilidade em uma alternativa vegana: como preparar coxinha de jaca
Compartilhe
Font ResizerAa
RS em Foco NotíciasRS em Foco Notícias
Search
  • Home
  • Canoas
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Noticias
  • Sobre Nós
siga
RS em Foco Notícias > Blog > Noticias > O sabor da brasilidade em uma alternativa vegana: como preparar coxinha de jaca
Noticias

O sabor da brasilidade em uma alternativa vegana: como preparar coxinha de jaca

thomas Scholze
thomas Scholze 13 de junho de 2022
Compartilhe
Flavio Giusti
Flavio Giusti
Compartilhe

Pensar em um salgado que é a paixão nacional é lembrar da coxinha, não é mesmo? Para Flavio Giusti, fundador do VegetariRango — primeiro programa de culinária vegana do país — e vegano há mais de dez anos, o salgado popular em todo Brasil, especialmente na região sudeste, possui apreço dos brasileiros devido ao sabor único e ao seu preparo e preço popular. 

Mesmo que a receita típica envolva a massa de batata, frango desfiado e catupiry (ou não), a coxinha não possui uma única alternativa, podendo ser preparada em diferentes tamanhos, doce ou salgada, com diferentes recheios e, até mesmo, em uma alternativa vegana. Isso mesmo, o salgado não possui apenas sua receita tradicional, mas também já é preparado dispensando ingredientes de origem animal. 

A origem da coxinha 

Entre pão de queijo, feijoada, pastéis e caipirinhas, a coxinha virou marca registrada da culinária do Brasil, mas você sabia que sua origem não é tão brasileira assim? Isso mesmo, segundo o escritor de culinária Flavio Giusti, apesar de ser uma iguaria nacional, seu conceito não é daqui, sua receita possui influência direta da mão de chefes franceses e dos povos italianos. 

Ao que tudo indica, a receita original da coxinha é francesa, chegando a Portugal no reinado de Maria I ao contratar o chef francês Lucas Rigaud. No entanto, sua receita não é semelhante à brasileira, isso porque, seu preparo passou por diferentes modificações, em especial devido a mão dos italianos imigrantes entre 1880 e 1930. De acordo com o entusiasta de culinária Flavio Giusti, muitos pesquisadores afirmam que a coxinha foi criada durante o século XIX na região da Grande São Paulo, durante o processo de industrialização.

Nessa teoria, ela foi criada como uma alternativa mais barata e durável do que as tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas das fábricas. Como os imigrantes italianos representavam a maior parte da massa dos trabalhadores, é provável que tenham modificado a coxinha francesa, fazendo com que ela se assemelhe a um quitute italiano chamado arancini. 

Um substituto para o frango: a carne de jaca

Flavio Giusti

A coxinha deve ser entendida, portanto, como uma mistura saborosa que resulta da mescla étnica, cultural e gastronômica que permeia o Brasil. E, independente de sua origem europeia, o importante é a valorização nacional e o apreço popular que ganhou em nosso território, graças ao seu sabor e preparo deliciosos.

Como você bem sabe, a base do recheio da coxinha tradicional é o frango, porém, no caso do recheio da coxinha vegana é a carne de jaca. Isso mesmo, uma carne vegetal muito benéfica e que se assemelha com o frango da receita comum. Para o amante de culinária, Flavio Giusti, ela é uma excelente alternativa, pois, além de apresentar uma série de benefícios, o gosto doce da fruta desaparece, dando lugar a uma carne bem aderente ao tempero. 

Dentre os diversos benefícios da carne de jaca, estão: alta presença de cálcio, potássio, ferro, fósforo, manganês, magnésio, vitaminas A e B6, além de ser uma excelente fonte de antioxidantes, sendo também uma fruta muito rica em fibras que auxiliam na redução do colesterol ruim e na melhoria da função intestinal.

Como preparar a coxinha de jaca vegana 

Para preparar a coxinha de jaca vegana, o criador do VegetariRango, Flavio Giusti, comenta que não há muitos esforços, pois seu preparo se assemelha muito ao do salgado tradicional. Nessa receita, são utilizados os seguintes ingredientes: jaca, páprica, batata, farinha de trigo, farinha de rosca, sal, óleo de girassol,tomate, cebola, alho, cebolinha, açafrão e queijoquinha. E, para saber seu modo de preparo, basta conferir o tutorial do ex-MasterChef em seu canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=khonaq5JTc4). 

E, então, vale a pena experimentar a coxinha de jaca vegana, não é  mesmo? Se você quer aprender mais receitas fáceis como essa ou, até mesmo, se aventurar em demais dicas da culinária vegana, acompanhe Flavio Giusti em seu canal do Youtube e em seu Instagram (@vegetarirango). Ademais, para expandir ainda mais os conhecimentos em queijos veganos, não deixe de participar de seus cursos ministrados anualmente em diferentes locais, ao todo, o ex-MasterChef já ensinou mais de 7 mil alunos em cidades e países variados!

TAGGED:bolinha de queijo veganobolinha de queijo vegano para festabolo red velvet veganobuchacatupiry caseiro veganocatupiry veganocomida veganacomo fazer bolo de cenoura sem ovo veganocomo fazer cream cheese veganocomo fazer queijo parmesão veganocoxinha de jacacream cheese veganoCulinaria vegatarianadieta veganadieta vegetarianaex-Master chefe Flavio Giustifermentação do queijoFlavio GiustiFlavio Giusti MartinskomKOM BUCHAKOMBUCHAMaster ChefMasterchefpolenguinho veganopresunto veganoqueijo fermentado veganoqueijo sem leiteQueijo Veganoqueijo vegano para pizzaqueijo vegano que derreteQueijo Vegetarianoreceita de bolo vegano simplesreceita de pão de queijo veganoreceita de queijo veganoreceita veganareceitas de comidas veganasreceitas veganas fáceisreceitas veganas fáceis almoçoreceitas veganas para almoçoreceitas veganas simplesrequeijão veganoVeg5RdLI4HIveganveganaveganismoVeganoVegatari rangoVegatari rango Flavio GiustiVegatarirangovegetarianoVEGETARIRANGOVegetariTOUR 2022Yoga yogayogapressYoutubeyoutuberYoutuber Vegano
Compartilhe esse Artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Deixe um Comentário Deixe um Comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Daniel Tarciso da Silva Cardoso
Transforme seu lar em um paraíso verde: aprenda a criar sua própria horta em casa!
Noticias
Christian Zini Amorim
Relações internacionais: saiba qual a importância de um advogado especializado
Noticias
Rodrigo Ribeiro Credidio
Cirurgia plástica e redes sociais: veja como a influência das redes pode impactar decisões estéticas
Noticias
Renato Bastos Rosa
Os segredos dos viajantes: aplicativos que vão revolucionar suas férias em 2025 
Noticias
Admar de Carvalho Martins
Cartão Cidadão: seu passaporte para acessar benefícios sociais com facilidade
Noticias
Aroldo Fernandes da Luz
A verdade por trás da efetividade da assistência jurídica gratuita: o que o Estado e instituições privadas estão fazendo?  
30 de abril de 2025
Céu aberto e clima agradável: Canoas (RS) terá dia ensolarado hoje (16)
16 de abril de 2025
RS em Foco Notícias

Seu radar ligado para o futuro. Quer saber o que está por vir? No rsemfoco, você encontra as tendências que vão transformar o mundo. Desde as inovações tecnológicas que prometem revolucionar o nosso dia a dia até as mudanças geopolíticas que moldarão o futuro da humanidade.

Influenciadora é Condenada por Associar Enchentes no Rio Grande do Sul a Religiões de Matriz Africana: O Impacto da Intolerância Religiosa nas Redes Sociais
19 de março de 2025
Prefeito de Canoas Pressiona Governo do RS e Ameaça Cortar Atendimento de Saúde: O Futuro da Rede de Saúde na Região Metropolitana
19 de março de 2025
siga
RS em Foco - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?