RS em Foco NotíciasRS em Foco Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Canoas
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Noticias
  • Sobre Nós
Reading: Fiscal invisível: como a Receita Federal protege o contribuinte das armadilhas fiscais 
Compartilhe
Font ResizerAa
RS em Foco NotíciasRS em Foco Notícias
Search
  • Home
  • Canoas
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Noticias
  • Sobre Nós
siga
RS em Foco Notícias > Blog > Noticias > Fiscal invisível: como a Receita Federal protege o contribuinte das armadilhas fiscais 
Noticias

Fiscal invisível: como a Receita Federal protege o contribuinte das armadilhas fiscais 

thomas Scholze
thomas Scholze 9 de maio de 2025
Compartilhe
Leonardo Siade Manzan
Leonardo Siade Manzan
Compartilhe

Conforme elucida Leonardo Siade Manzan, o planejamento tributário, em sua essência, é um conjunto de estratégias legais adotadas por empresas e pessoas físicas para reduzir a carga tributária, respeitando os limites estabelecidos pela legislação. Quando realizado de forma lícita, é uma ferramenta legítima de gestão financeira e fiscal. 

Contents
Como a Receita Federal identifica práticas abusivas?Qual é o papel da legislação na atuação da Receita?De que forma a Receita Federal atua preventivamente?

No entanto, quando essas estratégias ultrapassam os limites da legalidade, utilizando-se de artifícios artificiais, operações simuladas ou estruturas sem propósito negocial real apenas para reduzir ou adiar o pagamento de tributos, elas passam a ser consideradas abusivas. A Receita Federal do Brasil (RFB) tem um papel central em identificar essa linha tênue entre o planejamento tributário aceitável e aquele que configura evasão fiscal ou simulação, atuando como fiscalizadora e guardiã da integridade do sistema tributário nacional.

Como a Receita Federal identifica práticas abusivas?

Segundo Leonardo Siade Manzan, a Receita Federal utiliza uma combinação de inteligência fiscal, cruzamento de dados eletrônicos, análise de documentos contábeis e transações financeiras para identificar práticas tributárias que fogem à razoabilidade ou que claramente simulam operações sem substância econômica. 

Com o avanço da tecnologia, a RFB passou a contar com ferramentas sofisticadas de mineração de dados e inteligência artificial, o que permite detectar padrões atípicos de comportamento fiscal. Além disso, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) fornece acesso em tempo real a livros contábeis, notas fiscais e declarações, o que potencializa a capacidade da Receita de detectar inconsistências e indícios de planejamento abusivo.

Qual é o papel da legislação na atuação da Receita?

De acordo com Leonardo Siade Manzan, a atuação da Receita Federal na prevenção de práticas abusivas está diretamente relacionada ao respaldo legal dado por normas como o artigo 116, parágrafo único, do Código Tributário Nacional (CTN), inserido pela Lei Complementar n.º 104/2001. Este dispositivo permite à administração tributária desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo. 

Leonardo Siade Manzan
Leonardo Siade Manzan

Ademais, o uso do princípio da economicidade e da interpretação conforme a realidade econômica vem sendo cada vez mais valorizado, especialmente com a ampliação do conceito de elisão abusiva. A legislação oferece, portanto, os instrumentos jurídicos que autorizam a Receita a agir de forma mais incisiva contra estruturas artificiais, sem ofender o princípio da legalidade.

De que forma a Receita Federal atua preventivamente?

Mais do que apenas punir, a Receita Federal também tem um papel relevante na prevenção de condutas abusivas, pontua Leonardo Siade Manzan. Ela realiza campanhas de orientação, emite pareceres e soluções de consulta, participa de audiências públicas e divulga manuais interpretativos sobre temas controversos. Por meio desses instrumentos, busca esclarecer aos contribuintes quais práticas são consideradas aceitáveis e quais podem ser objeto de autuação. 

Apesar dos avanços tecnológicos e legais, a Receita Federal enfrenta desafios significativos na detecção e combate ao planejamento tributário abusivo. O principal deles é a criatividade dos contribuintes e seus consultores fiscais, que desenvolvem estruturas jurídicas sofisticadas, muitas vezes transnacionais, para escapar da tributação. Além disso, há limitações no compartilhamento de informações com outros países, o que dificulta a rastreabilidade de ativos no exterior. 

Em conclusão, para Leonardo Siade Manzan, a jurisprudência tem um impacto direto sobre a atuação da Receita Federal, especialmente em relação à validade das autuações por abuso de forma. Tribunais superiores têm consolidado o entendimento de que a simulação e a ausência de propósito negocial são fundamentos válidos para a desconsideração de negócios jurídicos. No entanto, há decisões divergentes em casos semelhantes, o que gera incerteza jurídica tanto para o fisco quanto para os contribuintes.

Autor: Thomas Scholze

TAGGED:Leonardo ManzanLeonardo SiadeLeonardo Siade ManzanO que aconteceu com Leonardo Siade ManzanQuem é Leonardo Siade Manzan
Compartilhe esse Artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Deixe um Comentário Deixe um Comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Segundo Kelsem Ricardo Rios Lima, o sistema ABS evita o travamento das rodas durante a frenagem, garantindo mais controle e segurança.
Como funcionam os sistemas de freios ABS nos carros
Noticias
Otávio Oscar Fakhoury
 Desglobalização: as novas regras do jogo nos investimentos financeiros!
Noticias
Bruno Rodrigues Quintas
O que é preciso para um carro antigo ter placa preta? Veja como funciona a documentação de carros antigos
Noticias
Suspeitos de homicídio em Balneário Gaivota são presos pela Polícia Civil no Rio Grande do Sul
Noticias
Quarta onda de calor deve atingir RS nesta sexta-feira
Noticias
Lucio Fernandes Winck
Por que os melhores brinquedos são criados por quem nunca parou de brincar?
9 de abril de 2025
Robson Gimenes Pontes
Educação financeira, inteligência estratégica e o novo perfil do gestor no Brasil – Robson Gimenes Pontes
27 de maio de 2025
RS em Foco Notícias

Seu radar ligado para o futuro. Quer saber o que está por vir? No rsemfoco, você encontra as tendências que vão transformar o mundo. Desde as inovações tecnológicas que prometem revolucionar o nosso dia a dia até as mudanças geopolíticas que moldarão o futuro da humanidade.

Influenciadora é Condenada por Associar Enchentes no Rio Grande do Sul a Religiões de Matriz Africana: O Impacto da Intolerância Religiosa nas Redes Sociais
19 de março de 2025
O Impacto da Dengue no Rio Grande do Sul: Aumento de Mortes em 2025
12 de maio de 2025
siga
RS em Foco - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?