Governo do Estado vai desenvolver mais de 30 ações sociais durante o South Summit 2023

thomas Scholze
thomas Scholze

Correalizador do South Summit 2023, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vai levar 3 mil estudantes de escolas das redes públicas estadual e municipal, além de outros inscritos de diversas instituições, para assistirem ao painel South Summit Next Gen. No total, 33 ações sociais estão planejadas para ocorrer antes, durante e depois do evento, marcado para os dias 29, 30 e 31 de março.

O painel a que os estudantes assistirão será composto pelo CEO da Favela Holding e fundador da Central Única das Favelas (Cufa), Celso Athayde, a Head do Global Business Solutions Latam & Brazil do TikTok, Gabriela Chaves, e o lutador de artes marciais mistas (MMA) Zé Mario Sperry. O evento será aberta ao público e acontece na quarta (29), no Auditório Araújo Viana, das 14h às 16h.

Inovação, inclusão e diversidade

Com o objetivo de trabalhar inclusão e diversidade dentro do campo do empreendedorismo estimulado pelo evento, a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape) vai coordenar 33 ações sociais dentro do South Summit 2023. Também colaborarão as secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), de Assistência Social (SAS), da Educação (Seduc) e de Turismo (Setur). A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), também participará das ações.

A titular da Seidape, Lisiane Lemos, comentou sobre a importância e o impacto das ações que serão desenvolvidas ao longo do evento. “Entendo que as ações sociais que estamos coordenando são a prova de que inovação e tecnologia não são limitadoras uma da outra. Com um time enorme envolvido, seremos capazes de impactar milhares de gaúchos, construindo um Estado para todos”, afirmou.

No palco do RS Innovation Stage, espaço do governo do Estado no South Summit, Seidape e SAS realizam o painel Empreendedorismo Inclusivo, com participação da Aliança Empreendedora e do Google. O debate será mediado pela secretária Lisiane.

A SJCDH retomará a pintura em grafite no muro do evento, painel iniciado na primeira edição, em 2022. O trabalho será realizado por jovens dos Centros da Juventude e do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). A secretaria também utilizará o Espaço Interativo para divulgar o selo EmFrente Mulher, destinado a reconhecer empresas que mantenham ações com foco na promoção da equidade de gênero no ambiente corporativo e de enfrentamento à violência contra a mulher.

Ainda no Espaço Interativo, a Sict divulgará o Trampeei, uma plataforma para oferta e busca de vagas de empregos em comunidades carentes, o curso de artesanato e ações de integração social desenvolvidas pelo órgão. A Susepe dará visibilidade ao trabalho prisional e colaborará para um novo olhar sobre as medidas de ressocialização de apenados.

No setor PortosRS, a Setur realizará a palestra Tendências para o Futuro do Setor e apresentará o case do Centro de Inovação do Turismo de Portugal, com o diretor executivo do projeto, Roberto Antunes. A Seduc, por sua vez, desenvolverá o ciclo de workshops Novos Futuros, Novas Façanhas, abordando cenários e práticas inovadoras na educação profissional no Rio Grande do Sul.

Em outra ação da Seduc, a Cabine dos Sonhos, profissionais que participam do evento gravarão vídeos falando de suas profissões e do caminho que seguiram para construir seus projetos de vida. Dessa forma, a secretaria pretende incentivar e inspirar os estudantes da rede estadual na busca por uma carreira profissional.

Plano 10 Ações Sociais

O Plano 10 Ações Sociais é uma série de atividades previstas para ocorrerem antes, durante e após o South Summit 2023, especialmente no espaço onde o evento acontece, o Cais Mauá. O objetivo do plano é impactar diversos grupos sociais e foi planejado em alinhamento com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

As ações buscam propagar a inovação, o empreendedorismo e promover o impacto social e a representatividade de diferentes públicos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social. As atividades também serão desenvolvidas em outros locais, como o auditório Araújo Viana, o TecnoPUC, as escolas municipais e o PortosRS.

South Summit 2023

O South Summit tem o objetivo de fomentar a conexão entre startups, empresas e fundos de investimentos globais, a fim de gerar negócios e conexões de alto valor. Com dez anos de existência, o evento é líder no ecossistema de inovação e empreendedorismo global. No Brasil, é correalizado pelo governo do Rio Grande do Sul e deve ocorrer na capital gaúcha até 2027.

Em maio de 2022, teve sua primeira edição, reunindo mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais. No total, mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento, gerando 40 mil contatos e mais de 2,5 mil reuniões com aproximadamente 8,5 mil empresas, 3,3 mil startups e 450 investidores.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário