Estado dá início à Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

thomas Scholze
thomas Scholze

O Estado do Rio Grande do Sul abriu oficialmente, na manhã deste domingo (25/6), a Semana de Prevenção ao uso Indevido de Drogas. A programação teve início com um mutirão de atividades e oferta de serviços no Parque da Redenção, Capital.

O evento contou com espaços informativos sobre o uso indevido de drogas e apresentação de programas estaduais de prevenção, como o Papo de Responsa, da Polícia Civil; Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar, e a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave), da Secretaria de Educação (Seduc). Além disso, o Instituto-Geral de Perícias realizou um mutirão para coleta de informações, por meio do DNA, para banco de dados de pessoas desaparecidas. Durante a manhã, também foram ofertados pela Secretaria da Saúde (SES) testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, além vacinação contra a gripe.

A programação é liderada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e suas instituições vinculadas, Seduc e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP). A Prefeitura de Porto Alegre e os conselhos sobre o tema também integraram o evento.

Para o titular da SJCDH, Mateus Wesp, é fundamental que os órgãos do Estado atuem em conjunto na conscientização da população, em especial o público jovem, quanto aos perigos do uso de entorpecentes. “Estamos aqui debatendo políticas públicas e o impacto que o uso indevido de drogas causa. As políticas públicas precisam ter um papel cada vez maior no nosso país para que possamos manter vínculos familiares sólidos. Todos aqueles que atuam nessa temática sabem que não é fácil fazer esse enfrentamento. Precisamos de cada vez mais união para fortalecer a prevenção”, afirmou Wesp.

A solenidade de abertura contou com uma apresentação artística realizada por jovens do Centro da Juventude de Alvorada, além de um show de música da Banda da Brigada Militar. A 25ª Caminhada pela Vida, na pista atlética do Parque da Redenção, encerrou as atividades do domingo.

Em continuidade às programações, a Polícia Civil irá realizar palestras do Papo de Responsa em diversas escolas de todas as regiões do Estado (clique aqui e confira a agenda completa) ao longo de toda a Semana de Prevenção. O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned) promove, na quarta-feira (28/6), encontro do Fórum Permanente das Comunidade Terapêuticas do RS, no auditório do Ministério Público Estadual (MPRS), a partir das 13h30. E a Brigada Militar realiza na sexta-feira (30/6), das 13h às 20h, o Seminário do Proerd. O evento, que terá uma série de debates e palestras sobre prevenção ao uso de drogas, ocorre no Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS).

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário