As dietas geralmente são procuradas pelas pessoas que sofrem de alguma doença, como diabetes ou obesidade. Diante disso, conforme Nathalia Belletato, uma das dietas mais recomendadas para essas pessoas são as dietas com pouco teor de carboidratos. Está querendo perder peso de forma saudável? Então continue consumindo o conteúdo para saber mais a respeito dessas dietas.
Para que serve esse tipo de dieta?
As dietas com pouco teor de carboidratos compreendem técnicas de redução de peso, nas quais há a diminuição do consumo de carboidratos nos hábitos alimentares. Ou seja, esse tipo de dieta consiste em limitar o consumo de alimentos como legumes, frutas, alimentos integrais, farinhas, pães e grãos.
Como expõe Nathalia Belletato, entendedora de alimentação saudável, o baixo consumo de carboidratos provoca uma redução nos níveis de insulina, fazendo com que o sistema cardiovascular funcione com maior qualidade, aumentando o metabolismo e resultando na perda de peso. Por isso, essas dietas são mais recomendadas para diabéticos e obesos, mas também podem ser adotadas para fins estéticos.
Quais são os benefícios desse tipo de dieta?
Dessa forma, é perceptível que as dietas com pouco teor de carboidratos proporciona inúmeros benefícios, como auxiliar na manutenção do peso, melhorar os níveis de glicose presente no sangue, prevenir ou auxiliar na manutenção da diabetes tipo 2, melhorar a qualidade do sistema cardiovascular e auxiliar na manutenção dos músculos.
Quais são os alimentos com mais carboidratos?
Como demonstra a entusiasta Nathalia Belletato, a maioria dos alimentos presentes em nosso cotidiano são ricos em carboidratos. Portanto, é importante conhecê-los para reduzir ou evitar seu consumo. Vale frisar que alguns alimentos não precisam ser erradicados de sua dieta, caso você não apresente alguma restrição alimentar decorrente de doenças.
Assim, entre os alimentos com maior teor de carboidratos estão: farinha de milho; farinha branca; batata doce; beterraba; lentilha; amendoim; mandioquinha; batata inglesa; pão francês; macarrão; aveia em flocos; feijão preto; tamarindo; pinha; uva; manga; jaca; vagem; abóbora; inhame; banana; e pão de forma.
O que se pode comer nessas dietas?
Como orienta Nathalia Belletato, apaixonada por alimentação saudável, os alimentos que geralmente estão presentes no cardápio das dietas de baixo teor de carboidratos, são carnes magras, ovos, legumes, peixes, nozes e sementes, óleo de coco ou azeite, algumas frutas, e chocolate meio-amargo (demais, não é?).
Dietas de baixo teor de carboidratos
Dieta Low Carb
A dieta Low Carb adota a redução diária do consumo de carboidratos, dando prioridade para os alimentos que são ricos em gorduras saudáveis. Dessa forma, os alimentos que estão liberados para consumo nessa dieta, são carne bovina, ovo, óleo, manteiga, azeite extravirgem, amêndoas, nozes, ervas e sal.
Como elucida a comentadora Nathalia Belletato, no primeiro dia da dieta se começa consumindo 60% de carboidrato. No segundo dia 50%. No terceiro dia 40%. No quarto 30%. E, a partir do quinto dia, 25%. Entre as refeições são permitidos o consumo de frutas como abacate e morango, e bebidas alcoólicas como a cerveja light.
Dieta Paleolítica
Já a dieta paleolítica, como sugere o nome, consiste no consumo de alimentos provenientes da caça e da pesca, como viviam nossos ancestrais. Logo, essa dieta reduz rigorosamente o consumo de alimentos que não sejam naturais e frescos, promovendo uma perda de peso rápida e uma melhora na qualidade de vida do indivíduo.
Conforme informa Nathalia Belletato, amante de alimentação saudável, essa dieta também adota o jejum de 16 à 24 horas. Em contrapartida, há um total de sete refeições diárias, que incluem café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde 1, lanche da tarde 2, jantar e ceia. Todas elas são acompanhadas de frutas.
Conclui-se assim, como ressalta Nathalia Belletato, que a adoção desse tipo de dieta promove uma melhora no funcionamento fisiológico do corpo, acarretando uma perda de peso saudável e prevenindo o surgimento ou avanço de doenças como a diabetes ou obesidade. Quer começar sua dieta de baixo teor de carboidrato hoje? Então não esqueça de consultar seu médico!