Fernando Siqueira Carvalho está entre os fãs chamados de “Opaleiros”. Essa máquina quente foi criada em 1968 para concorrer com nada menos que o Ford Galaxie e Dodge Dart, o Opala ficou famoso logo ao chegar ao Brasil, seu design moderno para a época e seu motor de 4 e 6 cilindros que esbanjava potência deixou os brasileiros apaixonados.
O opala chegou a ser o segundo mais vendido, como base nisso a marca criou várias versões dá mais básica até os luxuosos em 73, tinha versão que vinha com teto em vinil, revestimento interno em detalhes de madeira jacarandá e o motor 4.1, um verdadeiro “avião”, acelerava de 0 a 100 em 14 segundos, coisa de louco para aqueles anos.
Com sabemos o Opala foi um dos modelos de automóvel fabricado pela General Motors do Brasil, Fernando Siqueira Carvalho acredita que o motivo do sucesso do Opala se deu pelo fato de ser o primeiro veículo de passeio em que GM fez no Brasil, quando foi apresentado em 68 no salão do automóvel a aceitação foi imediata e as vendas dispararam e o modelo se consagrou de uma vez por todas.
Com inspiração no “Opel Rekod” da Alemanha e seu estilo de carros de luxo americano não poderia dar mesmo errado, lembro do Opala Diplomata, Opala Comodoro dentre outras versões eram o sonho dos jovens brasileiros, mas por conta da situação financeira brasileira esse carro foi para poucos que tinham grana sobrando e nem esquentavam a cabeça com a gasolina cara. Vamos ser sinceros, o Opala foi um carro maravilhoso, mas bebia muito e um cidadão comum jamais poderia o manter, o que era uma pena.
No ano 1992, para tristeza de Fernando Siqueira Carvalho o Opala deixou de ser fabricado no Brasil, desta forma o sonhos de alguns foi a ruína, nos anos seguintes com a abertura de mercado para outros países começou a chegar outras marcas de carros e o opala já não fez tanta falta mas até nos dias de hoje quando vemos um “opalão” seis “canecos” funcionando o coração de amantes de carros bate até mais forte!