Universidade do RS se retrata após divulgar palestra com o tema ‘a importância da escravidão na economia mundial’

thomas Scholze
thomas Scholze

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) publicou, na quinta-feira (25), uma nota de retratação após uma de suas unidades divulgar a realização de uma palestra com o tema “A importância da escravidão na economia mundial”. Segundo a nota, a instituição é contrária “a qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os direitos humanos”.

“Logo que a divulgação [da palestra] foi publicada, a Unidade Universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é ‘demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: ‘A triste história da escravidão no mundo'”, diz a nota assinada pelo reitor Fernando Guaragna Martins.

A divulgação da palestra foi feita no perfil nas redes sociais da unidade de Sananduva, no Noroeste do RS. Após a repercussão, a postagem foi deletado.

O evento, previsto para ocorrer em 30 de maio, foi organizado pelo professor Oberdan Teles da Silva, do curso de graduação em administração. Ele explica que houve um equívoco.

“O título foi equivocado e a intenção da palestra é demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado”, admitiu o professor Silva.
A reitoria da UERGS recomendou que o curso e a unidade universitária cancelem a palestra. Ela afirma que os cursos universitários têm autonomia para realizar certos eventos, como palestras, desde que não sejam contrários aos valores da instituição e que não façam apologia a temas que firam os direitos humanos, por exemplo.

A UERGS conta com 23 unidades universitárias em 23 municípios de diferentes regiões do estado e 3,7 mil alunos.

Nota da UERGS
“Em razão da divulgação de uma palestra cujo tema faz menção à escravidão como sendo algo positivo, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) vem a público esclarecer que qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os Direitos Humanos são contrários aos valores da Universidade.

Logo que a divulgação foi publicada, a Unidade Universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: ‘A triste história da escravidão no mundo’.

A Uergs não compactua com nenhuma atitude de cunho racista, preconceituoso e pede desculpas a todas as pessoas que tenham sido atingidas direta ou indiretamente. Não podemos esquecer a história, muito menos enaltecer algo tão prejudicial e que impacta toda a humanidade de forma tão negativa. Não podemos compactuar e não podemos tolerar.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário