O que significa ser gaúcho em 2024? A imagem tradicional da pessoa de vestes típicas, espeto e cuia nas mãos, muitas vezes estereotipado como rude e de pouco trato, não representa mais a maioria dos moradores do território do Rio Grande do Sul.
É o que demonstra o estudo Persona – Gaúchos em Movimento, realizado com exclusividade pelo Grupo RBS e apresentado ao público na última terça-feira (16). Mais de 5,5 mil pessoas foram entrevistadas, em encontros presenciais ou por questionários aplicados por telefone, entre maio e novembro de 2023.
O gaúcho revelado pela pesquisa é uma pessoa contemporânea aos acontecimentos do mundo, conectado ao digital, que busca oportunidades de bons negócios na internet. Mesmo assim, não deixa de lado o assado na brasa, o mate, a reunião com amigos e com a família, tradições que trazem de outros tempos.
O gaúcho da atualidade, demonstra o estudo, utiliza as raízes como alicerce, a casa como porto seguro, mas voa pelo mundo através da tecnologia.
Mas isso não significa que não haja diversidade. A partir de uma série de questionamentos, que elencam o apego aos valores, o orgulho pela cultura, o desejo de continuar vivendo no estado, o otimismo e o nível de satisfação, foram traçados três perfis:
Guardião
21% dos entrevistados se identificam com essas características:
valoriza as tradições;
preocupado em manter os valores;
temerário em mudanças drásticas;
seguidor de uma “cartilha dos costumes”;
mais fechado e rígido.
Conciliador
53% dos entrevistados se identificam com essas características:
interessado em evoluir, mas sem ousadia;
corre riscos com cautela;
ponderado, tem os pés no chão;
não esquece das origens, mas aceita o debate.
Explorador
27% dos entrevistados se identificam com essas características:
movido pelo novo;
atraído pelo ritmo acelerado das mudanças;
inquieto;
apaixonado por viajar, aprender outras culturas;
assume riscos com mais facilidade;
perfil que mais refletiu durante a pandemia.
Família, sonho maior; Churrasco, o orgulho
No estado marcado pela dicotomia entre opostos, direita ou esquerda, Inter ou Grêmio, é possível encontrar consensos. A pesquisa Persona revela algumas preferências compartilhadas, como as listadas abaixo:
Quão importante você considera manter as tradições vivas?
92% importante/muito importante
5% indiferente
2% pouco importante
1% nada importante
Você pretende passar ou já passou seus valores e tradições para as novas gerações?
81% sim
14.2% nunca pensei
3.6% não pretendo
1.4% não sei responder
Quando o assunto é deixar o RS, o apego volta à pauta: 72% disseram não ter pensado em morar fora no último ano. E o sonho da maioria, 54%, é ter uma boa relação familiar.
Pensando no seu maior sonho, ele está relacionado a:
54% família/relacionamentos
15,3% lazer/viagens
10,9% trabalho/carreira
6,6% finanças/dinheiro
6,4% educação
5,5% patrimônio
1,4% outros
Importância dos aspectos na sua vida pensando em uma escala de 0 a 10, onde 0 é “Não tem a menor importância” e 10 é “Extremamente importante”.
94.9% Família
93.2% Respeito
81.2% Igualdade
76.7% Orgulho de ser gaúcho
73.8% Cooperação
72% Churrasco
60.6% Religião
51.3% Tradições da sua região
No último ano, você chegou a fazer planos para morar fora do Estado do Rio Grande do Sul?
72.2% Não
23.5% Sim
4.1% Talvez/ Mais ou menos
A riqueza cultural, gastronômica e as paisagens típicas do estado são a maior fonte de orgulho para os gaúchos.
O que se orgulha por ter no RS?
73% Influências gastronômicas
73% Belezas naturais e destinos turísticos
63% Movimentos culturais
47% Diversidade de culturas agrícolas e pecuárias
27% Qualidade das instituições de ensino
22% Polos de inovação e tecnologia
19% Desenvolvimento das cidades
16% Tradição na indústria
12% Engajamento político da população
9% Estabilidade econômica do estado
Por fim, a pesquisa Persona aponta que a maioria dos gaúchos se sente satisfeito e feliz com sua própria vida, além de otimista com o futuro do estado.
Hoje, o quão satisfeito você está com a sua vida?
32.2% Muito Satisfeito
58.4% Satisfeito
4.3% Indiferente
3.7% Insatisfeito
0.9% Muito Insatisfeito
Como você vê o Estado do Rio Grande do Sul nos próximos 3 anos?
58.3% Vai Melhorar
26.8% Vai continuar igual
13.6% Vai piorar
De 0 a 10, o quanto você se considera feliz?
59.3% Alta felicidade
34.6% Média felicidade
5.9% Baixa felicidade
‘Ninguém melhor do que o gaúcho pra falar do gaúcho’
A pesquisa foi apresentada ao público na última terça-feira (16), em um evento no Instituto Caldeira, na Zona Norte de Porto Alegre. Caroline Torma, diretora-executiva de marketing do Grupo RBS, acredita que a conexão da RBS com o gaúcho é reforçada quando se conhece melhor o público que acompanha, diariamente, as notícias pelos diferentes veículos da empresa.
“Ninguém melhor do que o gaúcho pra falar do gaúcho. E a RBS tem isso no seu posicionamento, no seu propósito: ser especialista no público gaúcho. Porque a gente precisa qualificar o conteúdo que a gente entrega todo dia, em todos os nossos canais, frentes de atuação, TV, rádio, jornal, digital, na nossa comunicação. Mas também melhorar a comunicação das marcas dos nossos parceiros com essa comunidade, com essa população. É pra conectar todas essas pontas e entender melhor quem é o nosso público, o mais importante”, afirma.
O gaúcho na atualidade valoriza as marcas criadas no RS, mas estende o olhar para produtos de fora quando é confrontado com maior qualidade e/ou preço mais em conta.
“O gaúcho continua considerando suas marcas locais na sua preferência. Mas a pandemia e a aceleração digital trouxeram novas oportunidades, o que faz com que as próprias marcas gaúchas precisem olhar para essa questão. Ampliar o leque de possibilidades, especialmente através de dois atributos, que são qualidade e preço”, complementa Caroline.
“Então, o consumidor gaúcho também está atento a essas coisas. A pandemia não só mexeu no nosso comportamento no dia a dia, como nos nossos hábitos de compra”, finaliza.