RS em Foco NotíciasRS em Foco Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Canoas
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Noticias
  • Sobre Nós
Reading: Assinado termo de cooperação entre Prefeitura e Estado para construção de dois Centros Humanitários em Canoas
Compartilhe
Font ResizerAa
RS em Foco NotíciasRS em Foco Notícias
Search
  • Home
  • Canoas
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Noticias
  • Sobre Nós
siga
RS em Foco Notícias > Blog > Canoas > Assinado termo de cooperação entre Prefeitura e Estado para construção de dois Centros Humanitários em Canoas
Canoas

Assinado termo de cooperação entre Prefeitura e Estado para construção de dois Centros Humanitários em Canoas

thomas Scholze
thomas Scholze 7 de junho de 2024
Compartilhe
Compartilhe

Canoas irá sediar dois Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs). O termo de cooperação entre a Prefeitura e o Governo do Estado foi assinado nesta quinta-feira (6), em uma das áreas que irá receber a estrutura de abrigo temporário com alojamentos, atendimento médico, brinquedoteca, espaços para animais de estimação, chuveiros, banheiros, cozinha, dormitórios e espaço multiuso, entre outros.

O ato ocorreu no terreno da antiga Indústria Micheletto, no bairro São Luís, onde serão instaladas as estruturas, com capacidade de receber em torno de 700 pessoas. O segundo local será o Centro Olímpico Municipal (COM), no bairro Igara, e as acomodações devem assistir cerca de 900 pessoas.

Acopladas ao projeto do Centro Humanitário, uma das casas modulares da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), que proporcionam acomodações com mais privacidade para famílias abrigadas, foi mostrada aos participantes do evento. O Exército Brasileiro fez o envio de homens para a montagem da tenda.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, reforçou a importância do Centro Humanitário na vida das pessoas que tiveram perdas significativas com a enchente. “Estamos inaugurando hoje um espaço que vai receber essas pessoas que têm corações partidos e a alma amargurada. Aqui elas vão ter carinho, afeto e esperança. Eu tenho a certeza de que elas vão encontrar isso aqui, para reconstruir as suas vidas. E por isso é importante essa parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e a ONU, para que a gente possa encher esse lugar de esperança, reconstruir a cidade e a vida daqueles que aqui virão e não têm absolutamente nada”, afirmou.

O vice-governador Gabriel Souza agradeceu aos parceiros nesse projeto e fez menção as casas modulares da Acnur. “Estamos aqui e aqui ficaremos para poder colaborar com esse grande esforço de melhor apoiar as pessoas que estão precisando. Quero agradecer à Acnur, que, desde o primeiro contato está mobilizando as suas casas provisórias, quando pessoas tinham de sair das suas casas, dos seus países e ir para outros lugares em defesa da sua própria vida e dos seus familiares. As casas da Acnur estavam lá de prontidão para receber essas pessoas”, agradeceu. Os abrigos possuem capacidade para abrigar uma família de até cinco pessoas e têm 18 metros quadrados cada (3x6m).

Recurso

Toda a estrutura do complexo será custeada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, parceira do Governo Estadual. Uma série de outras instituições também ajudaram com serviços e doações. Já a gestão dos centros ficará sob a responsabilidade da Organização Internacional para as Migrações (OIM), integrante da rede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Experiência

A oficial de coordenação de emergência do alto comissariado da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Ana Scattone, destacou a experiência histórica e respostas humanitárias do órgão ao redor do mundo e aqui no Brasil. “Atender a essa crise específica no Rio Grande do Sul é a primeira das experiências aqui no Brasil. Nós tivemos situações similares em outros países e é essa experiência que nós oferecemos e, com muito prazer, nós recebemos muitas boas-vindas e até o convite de contribuição de assistência e de acolhimento emergencial como este”, disse.

Compartilhe esse Artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Deixe um Comentário Deixe um Comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Aldo Vendramin analisa como o Plano Safra impulsiona o agronegócio e gera novas oportunidades.
Mapa da produtividade: como o Plano Safra direciona o futuro do agronegócio e abre novas oportunidades no campo?
Noticias
Alexandre Victor De Carvalho
A aplicação do princípio da insignificância em crimes de furto: o caso e o voto do desembargador
Noticias
Sustentabilidade e economia no dia a dia com painéis solares e captação de água da chuva, por Paulo Twiaschor.
Verifique como a integração de painéis solares e a captação de água da chuva pode fazer sua qualidade de vida melhorar!
Noticias
Leonardo Siade Manzan
Fiscal invisível: como a Receita Federal protege o contribuinte das armadilhas fiscais 
Noticias
O Impacto da Dengue no Rio Grande do Sul: Aumento de Mortes em 2025
Noticias
Governo do Rio Grande do Sul lança edital de R$ 102 milhões para impulsionar a indústria de hidrogênio verde
4 de junho de 2025
Canoas (RS) terá dia ensolarado hoje (16); veja previsão do tempo
16 de julho de 2025
RS em Foco Notícias

Seu radar ligado para o futuro. Quer saber o que está por vir? No rsemfoco, você encontra as tendências que vão transformar o mundo. Desde as inovações tecnológicas que prometem revolucionar o nosso dia a dia até as mudanças geopolíticas que moldarão o futuro da humanidade.

Rio Grande do Sul tem mais de 6,5 mil vagas em concursos públicos
4 de agosto de 2025
Eduardo Leite: Nova Etapa Política no PSD e o Impacto de Sua Desfiliação do PSDB
12 de maio de 2025
siga
RS em Foco - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?