Você, empreendedor farmacêutico, que está cogitando expandir sua rede de drogarias, está preocupado com a área de influência da farmácia? Para Manoel Conde Neto, ex-proprietário da Farma Conde, a área de influência é, assim como demais fatores, fundamental no momento de decidir inaugurar uma farmácia.
Muito importante para compreender o comportamento do público-alvo e planejar melhor o alcance de sua farmácia na região, a área de influência é uma aliada dos gestores farmacêuticos que desejam expandir sua rede e inaugurar, em novos pontos, uma farmácia. Por isso, se você quer entender mais sobre esse assunto, este artigo é para você!
O que é a área de influência da farmácia?
Na percepção do empresário Manoel Conde Neto, a área de influência resume-se ao quanto o seu cliente está disposto a percorrer até o seu comércio e quanto sua loja pode captar de potencial de mercado. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta de estudo do consumidor para conhecer suas características e, assim, projetar melhor a abertura de uma unidade de acordo com a região.
O ex-diretor da Farma Conde, Manoel Conde Neto, considera ainda fundamental realizar essa análise por meio da proximidade com o consumidor, ou seja, para medir a área de influência da farmácia, é preciso saber onde os clientes moram. Para isso, conte com ações como formulários em promoções, cadastros e aplicativos de celular.
Por que trabalhar com a área de influência?
Após coletar as informações, é essencial estudar a região de concentração do público-alvo no aspecto sociodemográfico: renda média, faixa etária e perfil dos moradores. O empresário Manoel Conde Neto acredita que compreender esses critérios faz parte da elaboração de estratégias mais eficientes e segmentadas de acordo com o consumidor que se deseja alcançar.
Ao estudar a área de influência da farmácia, é possível conhecer o perfil do cliente e trabalhar para oferecer em sua loja o que ele busca. Com esse conhecimento, o empresário Manoel Conde Neto entende que se pode elaborar um mix de produtos mais adequado, realizar ações promocionais e, até mesmo, criar divulgações locais específicas.
A área de influência da farmácia deve ser, portanto, compreendida como um fator dentre os fatores determinantes de inauguração de um empreendimento farmacêutico. Mais do que um estudo do ponto e análise de polos de tráfego, é preciso conhecer a distância máxima de alcance que seu comércio terá na região e quem será esse público-alvo que se deslocará até o seu espaço.