Primeiro Mobility Lab começará a operar no primeiro semestre de 2021

Empresa já negocia a criação de outros laboratórios no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

A Marcopolo Next, divisão de inovação da Marcopolo, com a premissa de desenvolver soluções para o futuro da mobilidade, deu início à implantação dos Mobility Labs – laboratórios de inovação baseados em provas de conceito, instalados em cidades por meio de parcerias com o poder público e outras empresas. O primeiro passo foi dado no último dia 12, com a assinatura de um protocolo de intenções com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul (RS).

O projeto pioneiro prevê o desenvolvimento de novos modais urbanos e tecnologias voltadas ao transporte de passageiros. A iniciativa é parte da atuação das verticais Systems e Consulting da Marcopolo Next, com foco no desenvolvimento de sistemas completos de mobilidade para as cidades, além do diagnóstico e redesenho dos sistemas existentes. A cidade da Serra Gaúcha, berço da Marcopolo (foto), foi escolhida para receber o primeiro Mobility Lab. A Marcopolo Next já negocia a criação de outros laboratórios no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que deverão incluir provas de conceito envolvendo tecnologias de Transporte Sob Demanda (TOD), em parceria com a Moovit.

Batizada de Next Mobility Lab – Caxias, a operação piloto de Caxias do Sul consiste no primeiro sistema de mobilidade elétrica da cidade, com a operação de um ônibus elétrico integrado à infraestrutura de carregamento e monitorado 24 horas. O piloto deve entrar em operação já no primeiro semestre de 2021 e conta com a participação no projeto da EDP Smart, empresa de energia com know how na implantação e operação da infraestrutura de recarga de veículos elétricos.