Greca vence em Curitiba. Loureiro se reelege em Florianópolis. Porto Alegre terá segundo turno entre Melo e Manuela 

Os dados estão sendo recebidos normalmente dos tribunais regionais, mas a soma dos resultados está “mais lenta que o previsto”

As eleições municipais deste domingo (15) foram marcadas pelo atraso na divulgação dos resultados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou em coletiva que a divulgação dos resultados da apuração do primeiro turno está atrasada devido a um problema técnico. Segundo o tribunal, uma lentidão no processo de totalização dos votos está causando demora na disponibilização das informações. O TSE informou que os dados da votação estão sendo recebidos normalmente dos tribunais regionais eleitorais, mas a soma dos resultados está “mais lenta que o previsto”. Técnicos do tribunal estão trabalhando para resolver o problema e acelerar o processo de divulgação. A Corte também esclareceu a lentidão não tem relação com a tentativa de ataque cibernético confirmado mais cedo pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso. Também houve instabilidade no e-Título durante todo o dia. A votação foi encerrada em todo o país às 19h.

Resultados
Em duas capitais do Sul a votação foi encerrada no primeiro turno. O atual prefeito da capital do Paraná Rafael Greca (DEM) venceu a disputa pela prefeitura de Curitiba com 59,77% dos votos válidos. Goura (PDT) ficou em segundo lugar, com 13,26% dos votos válidos. Até agora foram apurados 95,1% das urnas. O candidato da coligação Curitiba Inteligente e Vibrante é engenheiro, tem 64 anos e ensino superior completo.

O atual prefeito da capital de Santa Catarina Gean (DEM) venceu a disputa pela prefeitura de Florianópolis com 53,4% dos votos válidos. Professor Elson (Psol) ficou em segundo lugar, com 16,1% dos votos válidos. Foram apurados 100% das urnas. O candidato da coligação Viva Floripa (DEM/Pode/PSD/Republicanos/PSC) ocupa atualmente a cadeira de prefeito e busca um novo mandato. Ele tem 48 anos e ensino superior completo.

Porto Alegre terá segundo turno dentro de duas semanas. Sebastião Melo (MDB) obteve 31% dos votos e Manuela d´Ávila somou 29% com todas as seções apuradas. Melo é candidato da coligação Estamos Juntos Por Porto Alegre (MDB/DEM/Cidadania/Solidariedade/DC/PRTB/PTC) é advogado, tem 62 anos e ensino superior completo. Manuela é candidata da coligação Movimento Muda Porto Alegre (PCdoB/PT) é jornalista, tem 39 anos e ensino superior completo.

Oito municípios do Sul terão segundo turno. Confira abaixo a lista das cidades do Sul  e os respectivos candidatos.

Blumenau (SC): Mário Hildebrandt (PODE) e João Paulo Kleinübing (DEM)
Canoas (RS): Jairo Jorge (PSD) e Luiz Carlos Busato (PTB)
Caxias do Sul (RS): Pepe Vargas (PT) e Adiló (PSDB)
Joinville (SC): Darci de Matos (PSD) e Adriano Silva (NOVO)
Pelotas (RS): Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT)
Ponta Grossa (PR): Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD)
Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) e Manuela d’Ávila (PC do B)
Santa Maria (RS): Sergio Cecchim (PP) e Pozzobom (PSDB)

Com Agência Brasil