Pesquisador tomou posse em 25 de maio

Cargnin liderou o projeto de seleção de clones de viníferas visando maior qualidade dos vinhos de Indicações Geográficas

O pesquisador Adeliano Cargnin é o novo chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho. O mandato será de dois anos, prorrogável pelo mesmo período por mais duas vezes, por decisão da diretoria da Embrapa, podendo chegar a seis anos no total. Cargnin foi empossado na semana passada, no dia 25 de maio. Desde janeiro de 2018, Cargnin estava à frente da chefia de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Embrapa Uva e Vinho. Ele substitui o chefe-geral da unidade, José Fernando da Silva Protas, que ocupou o cargo interinamente desde março de 2019.

Desde 2014 está atuando na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. Liderou o projeto de seleção de clones de variedades viníferas visando maior qualidade dos vinhos de Indicações Geográficas (IGs), que já está em sua segunda fase. Em janeiro de 2018 assumiu a chefia de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Por qual razão não adotar o capricho como uma atitude em tudo, seja na empresa ou em nossa família? Aliás, vida com capricho e excelência perdura nos outros. É esse sentimento queremos passar para todos os funcionários de nossa unidade”, destacou em seu discurso.

Cargnin possui graduação em agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em fitotecnia [produção vegetal] pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em genética e melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Ingressou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em abril de 2007, como pesquisador na Embrapa Cerrados (DF), na área de recursos genéticos e melhoramento vegetal. Já em seu primeiro ano de empresa estava envolvido na gestão.

Além de integrar o comitê gestor e a vice-liderança do projeto de agroenergia, foi supervisor substituto do núcleo de produção de P&D em produção vegetal e membro substituto do Comitê Técnico Interno (CTI), estrutura tanto deliberativa como consultiva, que acompanha a correta condução de todos os projetos, desde a concepção até a apresentação de resultados.