Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

Os homens possuem um estigma muito maior, em comparação com as mulheres, para realizar consultas e atendimentos no médico ou até mesmo simples exames, fala o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Por esse motivo, uma grande parcela de homens são acometidos com doenças repentinas, pois não possuem o hábito de irem ao médico nem de realizarem consultas periódicas para checar se está tudo ok.

A partir desses fatos levantados, reforça-se a ideia da importância de ir ao médico e de realizar exames, pois, com eles é possível verificar os níveis de vitaminas, disfunções e possíveis distúrbios, hormônios etc e tudo mais que o corpo necessita ou fala.

Além disso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes alerta para a incidência de doenças silenciosas: “Nem sempre há sintomas ou sinais, sendo assim, é apenas através de exames que é possível descobrir a existência de distúrbios e alterações no corpo, dessa maneira, realizar a averiguação é de caráter proeminente no que tange à saúde.

Em se tratando de doenças masculinas, a varicocele ou varizes do testiculo, é um distúrbio que acomete as veias testiculares e provoca uma dilatação exacerbada nas mesmas, causando um desconforto tanto estético como físico, pois estudos indicam que levam à infertilidade masculina, uma vez que causam uma diminuição na produção de espermatozoides.

Essa baixa produção do líquido espermático ocasiona problemas de infertilidade, contudo, a presença da doença não influi em nenhum aspecto a problemas de impotência sexual, como muitos imaginam, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, médico especialista em urologia.

Os vasos dilatados são responsáveis por drenar os testículos com sangue, dessa maneira, o distúrbio está diretamente ligado ao funcionamento do órgão genital masculino, uma vez que, em teoria, esse sangue deveria retornar por esses mesmos vasos, porém, como há uma dificuldade nesse retorno, ocorre o surgimento desses vasos e tortuosidades.

Esse distúrbio ocorre da mesma maneira em que surgem as veias na perna, por exemplo, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a mesma dificuldade de escoar o sangue há também no escroto, provocando, assim, empecilhos. Além disso, a varicocele acomete homens de todas as idades, contudo, as idades mais recorrentes são de 12 a 13 anos, posteriormente, depois de 25 a 30 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui