Cultivo orgânico: confira as vantagens dessa prática para o meio ambiente com Leonardo Walter

thomas Scholze
thomas Scholze
Leonardo Walter

Você sabia que, cada dia mais, a prática de cultivo orgânico tem crescido no país e no mundo? Para Leonardo Walter, empresário e fundador da Nature BioTek — empresa voltada para pesquisa e desenvolvimento de soluções sustentáveis e atóxicas para o setor agrícola — esse aumento coincide com uma melhoria para a renda familiar, como também para a saúde de quem produz, dos consumidores finais e, principalmente, para o meio ambiente.

Mas, afinal, o que é a agricultura orgânica?

O cultivo orgânico ou agricultura orgânica deve ser entendida como a produção agrícola que não faz uso da engenharia alimentar nem de produtos químicos como fertilizantes, agrotóxicos, hormônios, aditivos sintéticos, modificações genéticas, entre outros. Trata-se, portanto, de uma prática alinhada com a sustentabilidade, isto é, que dispensa práticas que degradem o ambiente e a saúde.

Dessa forma, os produtores utilizam técnicas que respeitam as boas práticas de produção agrícola, mas que também estão, no parecer do empresário Leonardo Walter, alinhadas com a preservação ambiental. Assim, são trabalhadas técnicas de rotação de cultura, compostagem, esterco de animais, adubação verde e novas tecnologias de controle biológico, como os inseticidas naturais.

Sendo muito positiva para as pequenas famílias produtoras, bem como para incentivo da economia local, a agricultura orgânica também é extremamente benéfica para o meio ambiente, melhorando condições em diferentes esferas ambientais e diminuindo os impactos negativos da agricultura convencional.

Quais são as vantagens do cultivo orgânico para o planeta?

Com essa prática sustentável, a agricultura orgânica levanta uma série de benefícios para o meio ambiente. Dentre eles, pode-se citar, inicialmente, o plantio com respeito à natureza e sem contaminação do solo. Para o empresário Leonardo Walter, diferentemente dos cultivos tradicionais, essa prática visa retirar o mínimo da terra para evitar o empobrecimento e a poluição do solo. Além do mais, a preocupação com os ecossistemas, há uma maior preservação dos recursos naturais e respeito com a sazonalidade dos alimentos.

Como esses plantios não utilizam defensivos agrícolas ou insumos químicos, não há poluição ambiental ou contaminação do solo e da água, o que preserva os recursos da natureza. Afinal, a técnica se vale do uso de inseticidas naturais, tais como os produzidos por Leonardo Walter e a Nature BioTek, para eliminação de pragas sem precisar destruir os recursos ambientais. 

O plantio orgânico tem como base o cultivo diversificado dos alimentos, o que permite um maior desenvolvimento da biodiversidade, tanto de animais polinizadores quanto de predadores que eliminam as pragas. Além do mais, ela diminui os impactos do efeito estufa e do aquecimento global

Vista as muitas vantagens da agricultura orgânica, não é à toa que alguns produtores convencionais vêm adotando algumas práticas dela, tal como os inseticidas naturais. O empresário Leonardo Walter, esses produtos biológicos são excelentes alternativas para minimizar os impactos dos agrotóxicos no solo, nos alimentos e na saúde humana e animal.

Por isso, o CEO da Nature BioTek voltou seus estudos e conhecimentos da indústria de cosméticos, em que produzia itens orgânicos e sustentáveis, para o setor da agropecuária, com o objetivo de trazer soluções sustentáveis para o segmento e melhores alternativas para a produção agrícola.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário