Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

De acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, o câncer de colo de útero normalmente não apresenta sintomas, sendo comumente diagnosticado com o exame de papanicolau. No entanto, quando em estado avançado, pode apresentar problemas.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que é imprescindível que a mulher faça o exame frequentemente, além de manter consultas com profissionais da saúde, tanto para prevenir a ocorrência e o desenvolvimento como para iniciar um tratamento adequado.

Quando apresenta sintomas, o câncer de útero, segundo Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes pode causar:

  • Sangramento vaginal (sem causa);
  • Dor abdominal ou pélvica que piora após usar o banheiro ou ao ter relações sexuais;
  • Pressão no fundo da barriga;
  • Corrimento vaginal com mau cheiro e coloração alterada;
  • Perda de peso aparente em pouco tempo;
  • Pressão no fundo da barriga (como uma sensação).

Esses sintomas citados acima podem ou não estarem relacionados com o câncer, uma vez que podem ser causados, também, por outros problemas como infecção vaginal e candidíase, por exemplo.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que é essencial que, quando em caso de suspeita, a mulher vá em busca de um médico para que um diagnóstico possa ser realizado a partir dos exames necessários.

É importante ter consciência que o câncer de colo de útero, esclarece Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, costuma ser mais frequente em mulheres com doenças sexualmente transmissíveis (como clamídia ou gonorréia), infecção com HPV e possui relações sexuais com múltimos parceiros.

Previna-se e mantenha contato com um médico de sua confiança. A Clinica Urologica Dr Marco Antonio Fortes Ltda está a disposição, contando com um profissional especializado e muita ética. Acesse o site e agende sua consulta: http://marcofortes.med.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui