Atendimento farmacêutico: Manoel Conde Neto entende que estratégias devem ser seguidas para atender com excelência

thomas Scholze
thomas Scholze
Manoel Conde Neto

Já parou para pensar o que mais atrai os consumidores num atendimento farmacêutico? O fundador da Farma Conde Manoel Conde Neto, entende que proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes, proporciona uma maior fidelização e elimina concorrência, até porque tudo que um consumidor quer é ser bem atendido e efetuar sua compra de forma otimizada. Sendo assim, se possui interesse em entender como é pensando um atendimento farmacêutico, assim como as estratégias para atender com prontidão, leia o artigo até o final e fique por dentro do assunto.

De imediato, é importante sabermos fatores que fazem com que um atendimento seja considerado ruim. Na visão do empresário, uma das principais falhas no atendimento, é a forma fria e desumanizada que os funcionários atendem os clientes, sem levar em conta as especificidades de cada um. Assim como, a falta de motivação do profissional e a demora no atendimento são outros fatores que promovem uma irritabilidade aos consumidores.

Por que devo pensar no atendimento?

Possuir um atendimento diferenciado e particular, faz com que o estabelecimento seja referência nesse quesito, propiciando diversos benefícios às farmácias e drogarias. Como pensa Manoel Conde Neto, dentre as vantagens de se investir num bom atendimento, estão: aumento da produtividade, uma vez que o rendimento se tornará melhor; fortalecimento da marca, já que será associada a um excelente atendimento e por fim o marketing boca-a-boca, uma vez que o estabelecimento será indicado pelos clientes. Confira abaixo algumas estratégias para os diferentes tipos de clientes:

Atendimento para clientes visuais

Para esse tipo de cliente, como assimila o fundador da Farma Conde, é importante que o ambiente tenha uma boa aparência que desperte o interesse de compra. Nesse contexto, é fundamental que o estabelecimento pense na iluminação e na organização do espaço, de modo que os produtos possam ser melhor visualizados. Então, para esse caso, o ideal é investir na decoração e no estilo do lugar, que deve se mostrar interessante.

Atendimento para clientes olfativos

Sim, para muitas pessoas o cheiro do ambiente importa, o que dialoga diretamente com a higiene do estabelecimento. Entretanto, como considera Manoel Conde Neto, o cheiro dos produtos podem despertar diferentes sensações aos compradores, que influenciam  na sua decisão de compra. Além disso, é importante que o estabelecimento mantenha fragrâncias agradáveis, pois acaba interessando até aqueles clientes que não são olfativos.

Atendimento para clientes tateadores

Para esses clientes, é imprescindível que toquem nos produtos, pois precisam sentir a textura, tamanho, peso e afins. Esses elementos, para os tateadores, são fundamentais na escolha do produto e decisão de compra, sendo assim nos estabelecimentos devem conter amostras grátis, ou permitir que o produto seja avaliado fora da embalagem. Na concepção de Manoel Conde Neto, os tateadores executam testes pessoais, onde são observados diversos elementos.

Atendimento para clientes sonoros

Caso você não saiba, tem pessoas que são mais propensas a sonorização do ambiente, o que afeta na sua decisão de compra. Sendo assim, para esses consumidores o importante é que o ambiente não possua barulhos indesejados, isto é, tenha uma boa qualidade auditiva, ou até mesmo um estilo musical adequado. Dessa forma, Manoel Conde Neto pensa, ainda, que a poluição sonora acaba também afastando o cliente do estabelecimento, que procura calmaria nos ambientes que frequenta.

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