Diversas cidades voltaram a aplicar a vacina nesta quarta-feira, mas número de doses não foi suficiente para imunizar todos os atrasados com a 2ª dose. Veja os municípios que ainda têm estoque. Vacinação em Passo Fundo nesta quarta-feira, 5 de maio
Reprodução / RBS TV
Diversas cidades do Rio Grande do Sul voltaram a suspender a vacinação da 2ª dose da CoronaVac, nesta quarta-feira (5). A campanha de imunização de quem tomou a vacina produzida pelo Instituto Butantan estava suspensa em quase todos os municípios gaúchos por falta de doses.
A Prefeitura de Porto Alegre anunciou a suspensão da vacinação durante a tarde. A aplicação da segunda dose só volta a ocorrer após a entrega de novos lotes da CoronaVac.
A manhã desta quarta foi de aglomeração em quatro pontos de vacinação da Capital. Muitas pessoas buscavam completar o esquema vacinal e fizeram filas.
A cidade recebeu 4.890 doses da CoronaVac na última entrega, realizada no sábado (1º). Neste lote, o RS recebeu apenas 22,8 mil doses de CoronaVac. O quantitativo se somou às 7,2 mil doses recebidas na quinta-feira, 29 de abril.
Veja como está a situação em outras regiões do RS
Região Metropolitana de Porto Alegre
A cidade de Alvorada está aplicando a 2ª dose de CoronaVac nesta quarta-feira somente para pessoas que deveriam ter completado o esquema vacinal no dia 28 de abril. O município recebeu 440 doses. A vacinação ocorre no Centro de Vacinação, localizado no Ginásio Municipal Tancredo Neves, número 3290.
Quando a cidade ficou sem doses no final do mês de abril, faltavam vacinas para 375 pacientes. Agora, além desses, quem deveria ter se imunizado e não compareceu está recebendo a vacina.
A prefeitura de Novo Hamburgo recebeu 630 doses de CoronaVac que começaram a ser aplicadas nesta quarta, para contemplar a 2ª dose.
De acordo com a prefeitura, as equipes de saúde estão ligando para as pessoas, priorizando aquelas mais atrasadas, com a primeira aplicação feita há mais de 28 dias. A expectativa é de que as vacinas terminem na quinta-feira (6).
A Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), da Prefeitura de São Leopoldo, informou, no início da tarde desta quarta, que não restam mais doses da CoronaVac. Para organizar a demanda, foram distribuídas 800 fichas para quem foi buscar a segunda dose. A Semsad aguarda novo repasse por parte do Ministério da Saúde para continuar a vacinação.
A Prefeitura de Canoas anunciou que vai retomar, nesta quinta-feira (6), a aplicação da segunda dose da CoronaVac. Devido ao quantitativo insuficiente recebido pelo município, a vacinação será exclusivamente para as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 29 de março.
Região Norte
A cidade de Passo Fundo recebeu 470 doses de Coronavac, porém o número de pessoas com a 2ª dose atrasada passa de 5 mil. A vacinação começou às 8h desta quarta-feira (5) e terminou cerca de 1h depois. A imunização foi para quem tinha feito a 1ª dose até o dia 29 de março. A cidade segue vacinando pessoas com comorbidades, com a vacina de Oxford/Astrazeneca.
Erechim recebeu 270 doses, para 3.500 pessoas com atraso na vacinação. A cidade, que também recomeçou a vacinação nesta quarta, precisou encerrar novamente ao meio dia.
Estoque para a segunda dose da CoronaVac termina em Passo Fundo
Região da Campanha
As 210 doses recebidas pela Prefeitura de Bagé ainda estão sendo aplicadas na tarde desta quarta-feira. Por volta das 12h, restavam 65. Quem está recebendo os imunizantes são idosos de 74 anos ou mais, que precisam da 2ª dose.
A vacinação está ocorrendo no Ginásio do Colégio Cívico-Militar até as 16h. A expectativa da prefeitura é que as doses terminem ainda nesta quarta.
Fronteira
Uruguaiana recebeu, na terça-feira (4), 270 doses da Coronavac para aplicação do reforço em idosos com mais de 68 anos. A vacinação vai acontecer na quinta-feira (6) no Posto Central a partir das 7h30.
Região Sul
Pelotas volta a aplicar a segunda dose da Coronavac neste sábado (8). A ação será destinada aos idosos com 70 anos ou mais e realizada no formato drive-thru, no Centro de Eventos da Fenadoce, das 9h às 17h. Serão disponibilizadas 2 mil doses do imunizante durante o drive.
A imunização segue na segunda-feira (10), nas sete escolas dos bairros escolhidas como pontos da campanha de imunização contra a Covid-19, das 10h às 15h. Serão oferecidas mais mil doses neste dia, distribuídas entre os locais. Os locais podem ser conferidos no site da prefeitura.
Rio Grande está vacinando idosos com 70 e 71 anos com a 2ª dose da CoronaVac.
Região Noroeste
Santo Ângelo recebeu 220 doses de CoronaVac. A cidade está utilizando as doses para completar o esquema vacinal de acamados e pessoal que vivem na Zona Rural da cidade.
Serra
O município de Bento Gonçalves tem mil doses, que serão aplicadas no próximo sábado (8) nos vacinados dia 27 de março, e nascidos até 31 de agosto de 1952, acima de 69 anos.
O município de Flores da Cunha recebeu 80 doses de CoronaVac nesta quarta. As doses serão destinadas para profissionais da saúde e idosos que estão com mais dias de atraso na vacinação. O Centro de Saúde vai ligar e agendar a vacina para esta quinta e sexta-feira.
Farroupilha recebeu 320 doses da Coronavac. A prioridade será para a 2ª dose dos nascidos entre janeiro e junho de 1951 (mais de 70 anos) que estavam com as segundas doses atrasadas. A vacinação será nesta quinta-feira (6).
Vacinação em Passo Fundo na quarta-feira, 5 de maio
Reprodução / RBS TV
VÍDEOS: tudo sobre o RS