Diversas cidades do estado retomaram a aplicação da 2ª dose da CoronaVac para pessoas com atraso, nesta terça-feira (11). Estado recebeu remessa no fim de semana. Doses da CoronaVac
Cristine Rochol / Prefeitura de Porto Alegre
Diversas cidades do Rio Grande do Sul retomaram, nesta terça-feira (11), a aplicação da 2ª dose da CoronaVac para pessoas que estavam com atraso. Porém, as cidades devem encerrar a vacinação com as últimas doses recebidas sem imunizar todas as pessoas atrasadas.
Em Canoas, por exemplo, duas horas após o início da vacinação nesta terça, as doses acabaram e a ação foi suspensa novamente. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram recebidas 2,1 mil doses de CoronaVac, para cerca de 11,5 mil pessoas com a imunização atrasada.
O estado recebeu 63,6 mil doses de CoronaVac no último sábado (8). Segundo dados do governo do estado, eram mais de 400 mil pessoas com o esquema vacinal em atraso.
Em Porto Alegre, são mais de 75 mil pessoas com a segunda dose atrasada. A cidade recebeu 11.030 doses no final de semana. Estão sendo vacinados idosos com 75 anos ou mais nesta terça-feira. Na quarta, a idade baixa para 73, e assim sucessivamente enquanto houver vacinas.
Veja como está a vacinação em cidades do RS
Cachoeirinha
Em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, podem receber a 2ª dose da CoronaVac quem tinha a imunização agendada até 23 de abril. As doses são aplicadas nas unidades de saúde e no Centro do Idoso, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.
Gravataí
Em Gravataí, a 2ª dose está sendo aplicada em quem foi vacinado até 27 de março. A vacinação acontece nas unidades de saúde da família das 8h30 às 16h30 e nas outras unidades em horários distintos. Veja no site.
Viamão
Pessoas a partir de 71 anos podem receber a 2ª dose nesta terça, em Viamão. Na quarta, será a vez dos idosos de 70 anos ou mais. Na quinta, a faixa etária muda para a partir de 69 anos e na sexta, 68. A vacinação acontece nas nove unidades de saúde, das 8h às 17h.
Alvorada
Em Alvorada, a aplicação é para quem deveria ter recebido o reforço até 29 de abril. A vacinação acontece no Ginásio Municipal Tancredo Neves, das 8h às 19h.
Canoas
Em Canoas, está suspensa novamente a aplicação da segunda dose da CoronaVac até a chegada de nova remessa. Nesta terça-feira (11), foram vacinados canoenses que haviam recebido a primeira dose até 30 de março. O estoque disponível acabou em menos de duas horas após a abertura dos oito pontos de vacinação.
Em Canoas, aplicação da segunda dose já foi finalizada nesta terça (11)
Tony Capelão/Prefeitura de Canoas
São Leopoldo
Nesta terça podem se vacinar pessoas que tomaram a 1ª dose até o dia 31 de março, em São Leopoldo. A vacinação acontece no Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider, das 9h às 16h.
Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, a 2ª dose será aplicada somente em pessoas com atraso maior de 28 dias que fizeram cadastro na lista de espera. As unidades de saúde vão entrar em contato para fazer o agendamento.
Cruz Alta
Em Cruz Alta, a prefeitura iniciou a distribuição de fichas das 290 doses disponíveis ainda na segunda-feira (10). Estão sendo priorizados idosos que deveriam ter completado a imunização nos dias 26, 27 e 28 de abril. A aplicação acontece no Auditório da Escola Annes Dias, a partir das 9h.
Cruz Alta retoma aplicação da 2ª dose da CoronaVac nesta terça
Bento Gonçalves
A aplicação na cidade da Serra volta a ser feita na quarta-feira (12) em pessoas que receberam a 1ª dose no dia 27 de março.
Caxias do Sul
Em Caxias do Sul, podem receber a 2ª dose pessoas que fizeram a primeira dose até 1º de abril. A vacinação ocorre em formato drive-thru nos pavilhões da Festa da Uva, das 10h às 16h. Atualmente são 11 mil pessoas com a vacinação em atraso na cidade, e 1.380 doses disponíveis.
Bagé
As 330 doses recebidas pela cidade estão sendo usadas para reforço da 2ª dose de pessoas que se vacinaram até o final de março, independente da idade, em Bagé. Segundo a prefeitura, são 400 pessoas que se enquadram no período. Outras 800 também esperam completar o esquema vacinal, mas realizaram a 1ª dose em abril.
A aplicação acontece exclusivamente no ginásio do Colégio Cívico Militar São Pedro das 9h às 16h.
Bagé retoma aplicação da 2ª dose da CoronaVac nesta terça
Passo Fundo
Em Passo Fundo, a aplicação da 2ª dose da CoronaVac é para quem deveria ter recebido a vacina até 30 de abril.
A cidade recebeu cerca de 570 unidades da vacina. A vacinação acontece somente no CTG Lalau Miranda, a partir das 8 horas da manhã até as doses esgotarem.
Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 4,5 mil pessoas precisam tomar a segunda dose da Coronavac em Passo Fundo.
Passo Fundo retoma aplicação da 2ª dose da CoronaVac nesta terça
Erechim
Em Erechim, a aplicação é para pessoas que tinham agendamento até 23 de abril. Ela ocorre na Central de Vacinação, das 8h às 14h.
Santa Maria
Em Santa Maria, a prefeitura decidiu voltar a aplicar a 2ª dose nesta terça. A cidade estava estocando vacinas até ter todas as doses disponíveis para aplicação dos atrasados.
Estão sendo vacinadas pessoas que têm 67 anos ou mais e tomaram a primeira vacina em 1º e 3 de abril. A vacinação ocorre nos mesmos locais onde a pessoa tomou a primeira dose. A exceção fica por conta de quem foi no drive-thru do Shopping Praça Nova. Esses, devem se dirigir ao estacionamento da loja Havan.
Uruguaiana
Em Uruguaiana, a segunda dose da CoronaVac será aplicada em idosos a partir de 65 anos vacinados em abril, das 7h30 às 11h na Escola Cecília Meireles.
VÍDEOS: tudo sobre o RS