Cidades retomaram aplicação da 2ª dose da CoronaVac para pessoas com atraso, na terça-feira (11). Porém, nesta quarta (12), diversos municípios já haviam suspendido novamente por falta de imunizantes. Aplicação da CoronaVac em Canoas na terça-feira, 11 de maio
Tony Capelão / Prefeitura de Canoas
Municípios do Rio Grande do Sul voltaram a suspender a aplicação da 2ª dose da CoronaVac nesta quarta-feira (12). As cidades haviam voltado a vacinar na terça (11), com o lote recebido pelo estado no sábado (8).
O último levantamento divulgado pelo governo do RS mostra que faltam 369.330 doses da vacina Coronavac para a 2ª dose. Sendo 168.490 da remessa que chegou em 26 de março, e 200.840 da remessa que chegou em 2 de abril.
O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quarta, o envio de 127.600 doses do imunizante ao RS, ainda sem data para ocorrer.
Veja cidades com a aplicação da 2ª dose paralisada
Canoas
Em Canoas, está suspensa novamente a aplicação da segunda dose da CoronaVac até a chegada de nova remessa. Nesta terça-feira (11), foram vacinados canoenses que haviam recebido a primeira dose até 30 de março. O estoque disponível acabou em menos de duas horas após a abertura dos oito pontos de vacinação.
São Leopoldo
As doses recebidas pela cidade acabaram ainda no início da tarde de terça-feira.
Alvorada
Doses esgotadas na terça (11). A cidade aguarda novo lote.
Erechim
Em Erechim, todas 540 doses recebidas foram aplicadas na terça (11). Mais de 3 mil pessoas ainda aguardam pela segunda dose da CoronaVac na cidade. Nos 33 municípios que compõem a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, esse número era de 9 mil na terça.
Cruz Alta
Em Cruz Alta todas as 290 doses também foram aplicadas na terça. Apenas pessoas que precisavam tomar a segunda dose nos dias 26, 27 e 28 de abril receberam a vacina. A estimativa é de que mais de 3 mil pessoas ainda estejam esperando para completar o esquema vacinal.
Dom Pedrito
A cidade recebeu 120 doses que foram utilizadas na terça nas pessoas que tinham feito a primeira dose nos dias 25 e 26 de março. Existem 1.100 pessoas na fila para a 2ª dose.
Bagé
As 330 doses foram aplicadas na terça-feira (11) nas pessoas que haviam sido vacinadas até o dia 29 de março. A cidade aguarda nova remessa para vacinar as outras 800 pessoas que ficaram na fila de espera.
Pedras Altas
Recebeu apenas 10 doses e ainda faltam 20 doses para conseguir fechar o ciclo da segunda aplicação da CoronaVac.
Pinheiro Machado
Recebeu 70 doses na última remessa e todas já foram aplicadas.
Santana do Livramento
Segundo a assessoria da prefeitura foram agendadas na terça (11) aproximadamente 400 pessoas para a 2ª dose da Coronavac. Elas estão sendo vacinadas nesta quarta com todas as doses disponíveis.
Candiota
A cidade recebeu na segunda-feira (10) apenas 20 doses que foram aplicadas no mesmo dia. Ainda são 200 pessoas na fila de espera para receber a segunda dose.
Uruguaiana
Não há mais doses de reforço da CoronaVac. As 400 doses disponíveis foram aplicadas na terça.
Bento Gonçalves
Em Bento Gonçalves, a Secretaria da Saúde realizou nesta quarta-feira (12), um drive-thru para aplicação da segunda dose da CoronaVac nos imunizados no dia 27 de março. Os frascos encaminhados pelo Ministério da Saúde eram suficientes para encerrar a vacinação do grupo, porém foram constatadas cerca de 21 doses a menos, o que impossibilitou a vacinação de todo grupo.
A coordenadoria de imunizações irá realizar a notificação para Anvisa das doses faltantes nos frascos.
Vacina Coronavac
Divulgação
Cidades que ainda estão vacinando
Porto Alegre
A partir desta quarta-feira (12), pessoas com 72 anos ou mais podem buscar a 2ª dose da vacina Coronavac nos pontos de vacinação estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na quinta-feira, a expectativa é que a idade baixe para 70 anos ou mais. Veja os locais aqui.
Santo Ângelo
Santo Ângelo vai fazer a vacinação na tarde desta quarta (12) para os idosos com mais de 69 anos. São 420 doses da vacina que serão distribuídas a partir das 14 horas no Centro Municipal de Cultura.
Santa Rosa
A cidade recebeu 380 doses e segue vacinando atrasados nesta quarta em todas unidades de saúde.
Rio Grande
A cidade recebeu 1.140 doses da Coronavac na última segunda-feira. Nesta quarta estão sendo aplicadas em idosos com 69 anos ou mais, que tomaram a primeira dose no final de março, em três pontos diferentes.
De acordo com a Secretaria de Saúde, para atender todos que tomaram a vacina nesse período seriam necessárias 6.500 doses. A expectativa é de que as doses terminem ainda nesta quarta.
VÍDEOS: tudo sobre o RS