Avião com 237.250 doses da Astrazeneca e 127,6 mil doses da CoronaVac chegou a Porto Alegre no final da noite de quinta (13). No começo da manhã desta sexta, chegaram mais 62,4 mil doses da CoronaVac. Lote com 62,4 mil vacinas da CoronaVac chegou ao RS no começo da manhã desta sexta
Gustavo Mansur / Palácio Piratini
O Rio Grande do Sul recebeu mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19. No final da noite de quinta (13), chegaram 364.850 doses — 127,6 mil doses da CoronaVac e 237.250 doses da vacina Astrazeneca/Oxford. No começo da manhã desta sexta (14), um avião, com mais 62,4 mil imunizantes da CoronaVac, pousou em Porto Alegre.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) disse que irá distribuir, nesta sexta, parte do lote que chegou na quinta (13). Todas as que forem distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) devem ser utilizadas para a aplicação da segunda dose.
A SES não informou se as vacinas que chegaram nesta sexta serão, também, distribuídas junto.
Lote de vacinas chegou na noite de quinta ao RS
Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
As doses de CoronaVac servirão à segunda aplicação de quem já recebeu a primeira há 28 dias ou mais. Mesmo com as novas remessas, ainda ficam faltando 157.730 vacinas para a 2ª dose de gaúchos.
Já as 237.250 doses da vacina Astrazeneca/Oxford ficarão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital. Porém, a SES irá encaminhar aos municípios 135 mil doses para a segunda aplicação das pessoas vacinadas com a remessa recebida em 24 de fevereiro. O cronograma leva em consideração os três meses de intervalo entre as doses do imunizante produzido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
Durante a manhã, estarão disponíveis para retirada na Ceadi as vacinas das seguintes coordenadorias:
1ª (Porto Alegre)
3ª (Pelotas)
8ª (Cachoeira do Sul)
13ª (Santa Cruz do Sul)
16ª (Lajeado)
18ª (Osório)
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
Um veículo da SES levará a Palmeira das Missões as cargas das coordenadorias da cidade (15ª) e de Frederico Westphalen (2ª). Em Passo Fundo, ficam as cargas da 6ª (Passo Fundo) e da 11ª (Erechim), e, em Santo Ângelo, as cargas da 12ª (Santo Ângelo), da 9ª (Cruz Alta), da 14ª (Santa Rosa) e da 17ª (Ijuí) coordenadorias.
Por via aérea, com um helicóptero da Polícia Civil, serão levadas as doses das 4ª (Santa Maria), 10ª (Alegrete) e 7ª (Bagé) coordenadorias, com pouso em Santa Maria e Bagé.
Durante a tarde, estarão disponíveis para retirada as cargas dos municípios da 1ª CRS próximos à capital: Alvorada, Canoas, Canoas, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.
Vídeos: Bom Dia Rio Grande