Até as 7h50, seis prisões tinham sido feitas. Ações ocorrem em Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí e Santa Cruz do Sul. Polícia Civil faz operação contra extorsão na Região Metropolitana
A Polícia Civil faz uma operação, na manhã desta quarta-feira (24), contra um grupo suspeito de ameaçar e extorquir pessoas na Região Metropolitana de Porto Alegre. Estão sendo cumpridas 39 ordens judiciais, sendo 31 mandados de busca e apreensão e 8 de prisão.
Até as 7h50, seis pessoas haviam sido presas. As ações ocorrem em sete cidades do RS: Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí e Santa Cruz do Sul.
Segundo a polícia, os criminosos de uma facção “compravam” dívidas de de trabalhadores e empresários. Depois, o grupo passava a perseguir e cobrar essas dívidas, até 10 vezes mais o valor inicial, tornando o pagamento impossível.
A extorsão era feita na família e na própria vítima, com ameaças gravíssimas de todas as formações.
“Uma pessoa que tinha dívida de 5 mil, 10 mil reais, vivia sobre terror e essa dívida chegava a 100 mil, 200 mil”, afirma o delegado Mario Souza.
Os suspeitos ameaçavam as famílias das pessoas que estavam devendo.
Homem foi preso no bairro Canudos, em Novo Hamburgo
Jonas Campos/RBS TV
VÍDEOS: Bom Dia Rio Grande