Cinco dos 18 pacientes vindos de Porto Velho na semana passada já retornaram. RS recebeu ainda, nesta segunda (1º), mais 18 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus (AM). Pacientes com Covid-19 serão transferidos de Manaus, no Amazonas, para hospitais do RS
Pelos menos cinco pacientes com Covid-19 vindos de Porto Velho para tratamento em hospitais gaúchos já tiveram alta e retornaram para Rondônia. Nesta segunda-feira (1º), três mulheres e um homem que estavam no Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, deixaram a Capital em um voo de volta para casa.
Na semana passada, outro paciente também havia recebido alta e voltou para Porto Velho. Outros 13 rondonienses seguem em hospitais de Porto Alegre recebendo atendimento.
Além deles, o RS recebeu, nesta segunda, mais 17 pacientes. Estes vieram de Manaus, no Amazonas, onde a situação na área da saúde também é grave. São 14 homens e três mulheres.
Nove irão ao Hospital Universitário de Canoas, na Região Metropolitana, e os outros oito devem ir ao Hospital Conceição, na Capital.
Na terça (2), outros 18 pacientes devem chegar de Manaus para Santa Maria, na Região Central do estado. A expectativa é que o voo chegue por volta das 19h.
Pacientes de Manaus chegaram no início da noite de segunda-feira (1º) em Porto Alegre
Divulgação/Secretaria de Saúde
Os pacientes serão encaminhados para o Hospital Regional, onde está reservada uma ala clínica. Eles serão mantidos isolados dos demais pacientes com coronavírus já internados.
Ao todo, a instituição conta com 40 leitos clínicos e 30 leitos de UTI Covid. Esses pacientes não serão contabilizados para a classificação da bandeira no modelo de distanciamento controlado.
O governo do RS havia se disponibilizado ao Ministério da Saúde para receber 50 pacientes de estados do Norte do país. Como houve desistência de rondonienses, a Secretaria Estadual da Saúde aceitou os amazonenses.
Pacientes vindos de Manaus (AM) desembarcam em Porto Alegre (RS)
Nathalia King/RBS TV
Vídeos: RBS Notícias
Initial plugin text