Outras quatro ficam em bandeira laranja. Redução de leitos ocupados e diminuição nas mortes baixou a classificação nas regiões de Pelotas, Bagé e Cachoeira do Sul. Caxias do Sul permanece em laranja, e Guaíba avança para vermelha. Mapa da semana 38 do distanciamento controlado no RS
Governo do RS/Divulgação
A semana que vai de 26 de janeiro a 1º de fevereiro tem 17 regiões classificadas em bandeira vermelha conforme o mapa preliminar do distanciamento controlado. Outras quatro foram para a bandeira laranja.
Nesta sexta-feira (22), o governo do estado divulgou a classificação com redução no percentual da população gaúcha em cidades com alto risco epidemiológico para o coronavírus.
As prefeituras e associações municipais têm até as 6h de domingo (24) para apresentar o recurso. A valdidação do mapa é feita na segunda (25), e ele passa a valer no dia seguinte.
Caso mapa atual seja confirmado, 78,4% da população ficará sob bandeira vermelha. Atualmente, o percentual é de 86% dos moradores.
Em geral, houve redução no número de pessoas confirmadas com Covid em leitos clínicos (-9%) e estabilidade nos internados em UTI. Foi registrada, ainda, estabilidade no número de casos ativos e, no acumulado desta semana, redução dos óbitos em 19%.
Também ocorreu redução no número total de leitos de UTI ocupados. Na semana 36 eram 2.025, na seguinte ficou em 2.040 e, na atual, 2.006 – considerando pacientes Covid-19 e demais causas.
Bagé e Pelotas, na macrorregião Sul, voltaram à bandeira laranja devido, entre outros fatores, ao aumento de 62% no número de leitos de UTI livres em relação aos ocupados. Em números absolutos, a quantidade de leitos de UTI livres para atender pacientes com Covid-19 aumentou de 24 para 47 nas últimas três semanas. Além disso, o número de internados em leitos clínicos também reduziu: 7%.
Bagé também teve redução de 30% de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias. Foram 16 ante 23 da semana passada e 35 da semana retrasada. Pelotas, neste indicador, se manteve estável.
O número de óbitos nos últimos sete dias também se manteve em Bagé, com nove mortes pelo coronavírus. Em Pelotas houve aumento de um caso, registrando 38 mortes.
Já Cachoeira do Sul teve queda de 83% no número de óbitos e também recuou para bandeira laranja. Nos últimos sete dias, a região registrou apenas uma morte por Covid-19, queda expressiva na comparação com a semana anterior, quando ocorreram seis óbitos.
Por outro lado, a região registrou aumento de 13% tanto no número de hospitalizações confirmadas por Covid-19 como no cálculo de hospitalizações por 100 mil habitantes. Caxias do Sul se manteve com números semelhantes e permanece em bandeira laranja.
Guaíba, por outro lado, que teve o recurso aceito pelo Gabinete de Crise na semana passada, foi classificada novamente em bandeira vermelha nesta semana.
BANDEIRA VERMELHA
Canoas (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Guaíba
Ijuí (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Santa Maria
Santa Rosa (em cogestão)
Santo Ângelo (em cogestão)
Taquara (em cogestão)
Uruguaiana
BANDEIRA LARANJA
Caxias do Sul (em cogestão)
Bagé (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Vídeos: RBS Notícias
Initial plugin text