Profissionais de saúde vacinados no mutirão realizado pela prefeitura, no dia 13 de fevereiro, podem agendar para receberem também o reforço da imunização. Idosos acima de 85 anos começam a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, a partir desta quarta-feira (10), em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O atendimento será exclusivo para essa faixa etária, primeira a ser vacinada no município.
Neste momento, não serão vacinados os idosos com mais de 80 anos que receberam a primeira dose no drive-thru realizado pela Prefeitura de Canoas em 20 de fevereiro, no Parque Eduardo Gomes. Para esse público, a orientação é aguardar os 28 dias de intervalo recomendado entre as doses da CoronaVac.
Assim que as vacinas estiverem disponíveis, a Secretaria Municipal da Saúde irá orientar sobre como proceder. A expectativa é de que novas doses cheguem ainda nesta semana, o que possibilitará dar continuidade à vacinação dos idosos e profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose.
Profissionais de saúde
Segue a aplicação da segunda dose para os profissionais de saúde vacinados no mutirão realizado pela Secretaria Municipal da Saúde no dia 13 de fevereiro, no Hospital Universitário.
O reforço para esse público está disponível na Sala de Imunização do HU (Av. Farroupilha, 8001, Bairro São José), mediante agendamento disponível pelo formulário.
Intervalo entre as doses
A SMS informa que todos os que receberam a primeira dose já têm garantida a segunda. No caso da CoronaVac, a recomendação do estado é de que a segunda aplicação ocorra em 28 dias. Já a Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada em 12 semanas.
Se a pessoa não receber a segunda dose no período recomendado, é possível fazer a qualquer tempo para completar o esquema vacinal, sem risco de perda na resposta imunológica.