Unidades ficam nos municípios de Sapucaia do Sul, Canoas e Tramandaí. Secretaria Estadual da Saúde prevê abertura de mais 30 leitos durante esta semana para Guaíba, Parobé e Passo Fundo. Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, abre 20 novos leitos de UTI
Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas/Divulgação
Hospitais de três municípios do Rio Grande do Sul ganharam o reforço de 35 leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 entre o sábado (20) e esta segunda-feira (22). A ampliação do atendimento ocorre após a entrega de equipamentos, por parte da Secretaria Estadual da Saúde (SES), durante o fim de semana.
Das novas unidades, 15 já começaram a funcionar. O Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, conta com 10 leitos. Já o Hospital de Tramandaí, no Litoral Norte, abriu cinco vagas.
O Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, também na Região Metropolitana da Capital, foi contemplado com equipamentos, abrindo 20 novos leitos nesta segunda.
Com o reforço, o governo do RS soma 1.141 novos leitos de UTI abertos durante a pandemia.
No último balanço de ocupação dos hospitais, divulgado pela SES às 11h07 desta segunda, o estado contava com 2.308 pacientes internados em 2.684 vagas de UTI, entre leitos privados e do SUS. O número representa 86% da capacidade máxima.
Previsão de mais 30 leitos
A SES ainda estima a abertura de outros 30 leitos de UTI durante a semana. Nesta segunda, o órgão entrega equipamentos para 10 novas vagas no Hospital São Francisco de Assis, em Parobé, na Região Metropolitana. O Hospital Berço Farroupilha, em Guaíba, também na Região Metropolitana, deve reabrir 10 unidades que não estavam em operação.
Já na quarta-feira (24), o governo estadual fará a entrega de respiradores, monitores e camas para reabrir 10 leitos no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, no Norte do estado.
Reforço na estrutura
Além dos novos leitos, a SES reforçou a estrutura de unidades que já operavam no estado. O Hospital São Camilo, de Esteio, na Região Metropolitana da Capital, recebeu cinco respiradores e cinco monitores para retaguarda de pacientes na emergência.
Também serão entregues sete respiradores para suporte de emergência ao Hospital Bruno Born, em Lajeado, no Vale do Taquari.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS