Maioria dos locais opera em drive-thrus. Público deve levar cartão SUS, documento de identidade e comprovante de residência. Cidades do RS retomam a vacinação contra covid nesta sexta-feira
A doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo estado darão continuidade ao plano de imunização no interior do Rio Grande do Sul.
Veja os locais e horários das principais cidades:
Vacinação contra Covid no RS: veja perguntas e respostas
Em Porto Alegre, a vacinação para idosos a partir de 82 anos ocorre das 8h às 17h, somente nos dois drive-thrus: nos estacionamentos dos hipermercados Big Sertório (Av. Sertório 6.600, bairro Sarandi, Zona Norte) e Big Barra Shopping (av. Diário de Notícias 300, bairro Cristal, Zona Sul).
As unidades de saúde não abrem aos sábados. Os 21 postos de referência para imunização só retomam as atividades na segunda-feira (1º). Na próxima semana, a vacinação deverá ser ampliada para outras faixas etárias, que ainda estão sendo definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assim como as datas e critérios para imunização dos profissionais de saúde.
Em Pelotas, na Região Sul, a vacinação será em sistema de drive-thru. No sábado, o público são idosos a partir de 83 anos. No domingo, idosos com 80 anos ou mais.
Em ambos os dias, a vacinação ocorre das 9h às 17h, na Reitoria do IFSul (Rua Gonçalves Chaves, 3.218). É preciso levar RG ou CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
Em Rio Grande, a vacinação dos idosos de 84 anos ou mais ocorre das 9h às 12h, no Largo da Viação Férrea (Av. Buarque de Macedo), até atingir 500 doses.
Em Farroupilha, na Serra, a vacinação ocorre no sábado, das 13h às 16h, no Largo Carlos Fetter. A imunização é destinada a idosos com 82 anos ou mais, também em drive-thru.
Em Caxias do Sul, a vacinação ocorre a partir de terça-feira (2), das 9h às 17h, em drive-thru instalado nos pavilhões da Festa da Uva. São 8,03 mil doses destinadas a idosos com 78 anos ou mais.
Também é preciso levar documento com foto, CPF e cartão SUS.
Em Bento Gonçalves, as 2,14 mil vacinas serão aplicadas no domingo (28), entre 8h e 14h, na FundaParque. Idosos de 81 anos ou mais devem ir ao drive-thru com documento com foto e cartão SUS.
Em Passo Fundo, no Norte do RS, a vacinação visa o público de idosos de 78 e 79 anos. A vacinação será realizada no CTG Lalau Miranda, das 8h às 16h30, em formato drive-thru ou no interior da unidade.
Em Canoas, os idosos acima de 80 anos podem ir ao Parque Eduardo Gomes, das 8h às 17h, para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no sistema drive-thru. Serão disponibilizadas 2,3 mil doses, e as fichas serão distribuídas por ordem de chegada.
Em Novo Hamburgo, vacinas da Oxford/AstraZeneca serão utilizadas para a primeira dose de idosos de 8️1 a 8️4️ anos. A imunização deste grupo terá início no drive-thru que ocorre na próxima terça (2), das 9h às 16h na Fenac.
Em São Leopoldo, a imunização continua na segunda (1º). Serão 3.370 doses divididas entre Fiocruz/AstraZeneca (1870), para a primeira dose de idosos acima de 79 anos, e da Butantan/Coronavac (1,5 mil), para as segundas doses em profissionais de saúde.
A vacinação será em sistema drive-thru para a primeira dose em idosos, das 14h às 18h, na avenida Dom João Becker, e no Centro de Vacinação, na Antiga Sede da Unisinos.
Em Alvorada, a vacinação continua na segunda (1º), das 8h às 20h, na Rua Roberto de Souza Feijó, 147. A partir da terça, será ampliado para 79 anos, na quarta, 78 anos, e assim por diante.
Em Uruguaiana, os postos de saúde estarão abertos, neste sábado, a partir das 8h até durarem os estoques. O drive-thru será instalado em frente ao posto central.
Em Erechim, um drive-thru para a vacinação de 1 mil idosos de 81 anos ou mais será aberto, neste domingo (28), a partir das 9h, no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE).
Foram entregues ao RS mais 11,6 mil frascos, cada um para 10 doses, da vacina contra a Covid-19 de Oxford, produzida na Índia
Divulgação/Governo do RS
Vídeos: RBS Notícias