RS em Foco NotíciasRS em Foco Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Canoas
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Noticias
  • Sobre Nós
Reading: Guardião, conciliador ou explorador: pesquisa exclusiva traça perfil dos moradores do RS
Compartilhe
Font ResizerAa
RS em Foco NotíciasRS em Foco Notícias
Search
  • Home
  • Canoas
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Noticias
  • Sobre Nós
siga
RS em Foco Notícias > Blog > Canoas > Guardião, conciliador ou explorador: pesquisa exclusiva traça perfil dos moradores do RS
Canoas

Guardião, conciliador ou explorador: pesquisa exclusiva traça perfil dos moradores do RS

thomas Scholze
thomas Scholze 24 de abril de 2024
Compartilhe
Compartilhe

O que significa ser gaúcho em 2024? A imagem tradicional da pessoa de vestes típicas, espeto e cuia nas mãos, muitas vezes estereotipado como rude e de pouco trato, não representa mais a maioria dos moradores do território do Rio Grande do Sul.

É o que demonstra o estudo Persona – Gaúchos em Movimento, realizado com exclusividade pelo Grupo RBS e apresentado ao público na última terça-feira (16). Mais de 5,5 mil pessoas foram entrevistadas, em encontros presenciais ou por questionários aplicados por telefone, entre maio e novembro de 2023.

O gaúcho revelado pela pesquisa é uma pessoa contemporânea aos acontecimentos do mundo, conectado ao digital, que busca oportunidades de bons negócios na internet. Mesmo assim, não deixa de lado o assado na brasa, o mate, a reunião com amigos e com a família, tradições que trazem de outros tempos.

O gaúcho da atualidade, demonstra o estudo, utiliza as raízes como alicerce, a casa como porto seguro, mas voa pelo mundo através da tecnologia.
Mas isso não significa que não haja diversidade. A partir de uma série de questionamentos, que elencam o apego aos valores, o orgulho pela cultura, o desejo de continuar vivendo no estado, o otimismo e o nível de satisfação, foram traçados três perfis:

Guardião

21% dos entrevistados se identificam com essas características:

valoriza as tradições;
preocupado em manter os valores;
temerário em mudanças drásticas;
seguidor de uma “cartilha dos costumes”;
mais fechado e rígido.
Conciliador

53% dos entrevistados se identificam com essas características:

interessado em evoluir, mas sem ousadia;
corre riscos com cautela;
ponderado, tem os pés no chão;
não esquece das origens, mas aceita o debate.
Explorador

27% dos entrevistados se identificam com essas características:

movido pelo novo;
atraído pelo ritmo acelerado das mudanças;
inquieto;
apaixonado por viajar, aprender outras culturas;
assume riscos com mais facilidade;
perfil que mais refletiu durante a pandemia.
Família, sonho maior; Churrasco, o orgulho
No estado marcado pela dicotomia entre opostos, direita ou esquerda, Inter ou Grêmio, é possível encontrar consensos. A pesquisa Persona revela algumas preferências compartilhadas, como as listadas abaixo:

Quão importante você considera manter as tradições vivas?

92% importante/muito importante
5% indiferente
2% pouco importante
1% nada importante

Você pretende passar ou já passou seus valores e tradições para as novas gerações?

81% sim
14.2% nunca pensei
3.6% não pretendo
1.4% não sei responder
Quando o assunto é deixar o RS, o apego volta à pauta: 72% disseram não ter pensado em morar fora no último ano. E o sonho da maioria, 54%, é ter uma boa relação familiar.

Pensando no seu maior sonho, ele está relacionado a:

54% família/relacionamentos
15,3% lazer/viagens
10,9% trabalho/carreira
6,6% finanças/dinheiro
6,4% educação
5,5% patrimônio
1,4% outros

Importância dos aspectos na sua vida pensando em uma escala de 0 a 10, onde 0 é “Não tem a menor importância” e 10 é “Extremamente importante”.

94.9% Família
93.2% Respeito
81.2% Igualdade
76.7% Orgulho de ser gaúcho
73.8% Cooperação
72% Churrasco
60.6% Religião
51.3% Tradições da sua região

No último ano, você chegou a fazer planos para morar fora do Estado do Rio Grande do Sul?

72.2% Não
23.5% Sim
4.1% Talvez/ Mais ou menos
A riqueza cultural, gastronômica e as paisagens típicas do estado são a maior fonte de orgulho para os gaúchos.

O que se orgulha por ter no RS?

73% Influências gastronômicas
73% Belezas naturais e destinos turísticos
63% Movimentos culturais
47% Diversidade de culturas agrícolas e pecuárias
27% Qualidade das instituições de ensino
22% Polos de inovação e tecnologia
19% Desenvolvimento das cidades
16% Tradição na indústria
12% Engajamento político da população
9% Estabilidade econômica do estado
Por fim, a pesquisa Persona aponta que a maioria dos gaúchos se sente satisfeito e feliz com sua própria vida, além de otimista com o futuro do estado.

Hoje, o quão satisfeito você está com a sua vida?

32.2% Muito Satisfeito
58.4% Satisfeito
4.3% Indiferente
3.7% Insatisfeito
0.9% Muito Insatisfeito

Como você vê o Estado do Rio Grande do Sul nos próximos 3 anos?

58.3% Vai Melhorar
26.8% Vai continuar igual
13.6% Vai piorar

De 0 a 10, o quanto você se considera feliz?

59.3% Alta felicidade
34.6% Média felicidade
5.9% Baixa felicidade
‘Ninguém melhor do que o gaúcho pra falar do gaúcho’

A pesquisa foi apresentada ao público na última terça-feira (16), em um evento no Instituto Caldeira, na Zona Norte de Porto Alegre. Caroline Torma, diretora-executiva de marketing do Grupo RBS, acredita que a conexão da RBS com o gaúcho é reforçada quando se conhece melhor o público que acompanha, diariamente, as notícias pelos diferentes veículos da empresa.

“Ninguém melhor do que o gaúcho pra falar do gaúcho. E a RBS tem isso no seu posicionamento, no seu propósito: ser especialista no público gaúcho. Porque a gente precisa qualificar o conteúdo que a gente entrega todo dia, em todos os nossos canais, frentes de atuação, TV, rádio, jornal, digital, na nossa comunicação. Mas também melhorar a comunicação das marcas dos nossos parceiros com essa comunidade, com essa população. É pra conectar todas essas pontas e entender melhor quem é o nosso público, o mais importante”, afirma.

O gaúcho na atualidade valoriza as marcas criadas no RS, mas estende o olhar para produtos de fora quando é confrontado com maior qualidade e/ou preço mais em conta.

“O gaúcho continua considerando suas marcas locais na sua preferência. Mas a pandemia e a aceleração digital trouxeram novas oportunidades, o que faz com que as próprias marcas gaúchas precisem olhar para essa questão. Ampliar o leque de possibilidades, especialmente através de dois atributos, que são qualidade e preço”, complementa Caroline.

“Então, o consumidor gaúcho também está atento a essas coisas. A pandemia não só mexeu no nosso comportamento no dia a dia, como nos nossos hábitos de compra”, finaliza.

Compartilhe esse Artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Deixe um Comentário Deixe um Comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Criança de 1 ano e 7 meses morre após cair de trator no RS
Noticias
Sustentabilidade e economia no dia a dia com painéis solares e captação de água da chuva, por Paulo Twiaschor.
Verifique como a integração de painéis solares e a captação de água da chuva pode fazer sua qualidade de vida melhorar!
Noticias
Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje (04) para Rio Grande (RS)
Noticias
Aldo Vendramin
Mercado interno ou externo: onde vender sua produção para obter mais lucro?
Noticias
José Henrique Gomes Xavier acredita que estratégias inteligentes de gestão de pessoas transformam equipes e elevam resultados.
Transforme sua equipe: estratégias de gestão de pessoas que fazem a diferença
Noticias
Homem é morto com 37 tiros em Canoas, afirma Polícia Civil
4 de agosto de 2025
Fernando Bruno Crestani analisa como as incorporadoras contribuem para renovar áreas urbanas.
O papel das incorporadoras na revitalização de áreas urbanas: oportunidades e desafios
11 de junho de 2025
RS em Foco Notícias

Seu radar ligado para o futuro. Quer saber o que está por vir? No rsemfoco, você encontra as tendências que vão transformar o mundo. Desde as inovações tecnológicas que prometem revolucionar o nosso dia a dia até as mudanças geopolíticas que moldarão o futuro da humanidade.

Polícia do RS prende 32 pessoas em operação contra tráfico de drogas
19 de março de 2025
Visto EB-2 NIW: A dura realidade das negativas inesperadas e a falta de transparência no processo de imigração
25 de abril de 2025
siga
RS em Foco - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?