A busca por energia de biocombustíveis que não poluem o planeta tem crescido consideravelmente. Segundo o empresário Giovani Dadalt Crespani, sócio-fundador da CPN Energy, essa busca aumentou por causa do combate à poluição e devastação do planeta, que a cada dia ganha novos aliados na busca por um mundo mais sustentável.
Abaixo, leia mais sobre as vantagens e desvantagens no uso da energia de biocombustíveis:
O que é energia de biocombustíveis?
Biocombustíveis são toda a matéria utilizada na geração de energia a partir de biomassa. Essa biomassa pode provir de compostos orgânicos, animais, vegetais ou agrícolas. Entretanto, o mais conhecido é o que utiliza o bagaço de cana de açúcar. São considerados energias renováveis por apresentarem baixas emissões de poluentes na atmosfera. Suas formas mais conhecidas são o etanol e o biodiesel, usados para a locomoção de veículos e fonte de energia para máquinas como geradores nos conta Giovani Dadalt Crespani.
Quando surgiram os biocombustíveis?
A crise na extração de petróleo que ocorreu na década de 1970 foi um dos principais motivos do surgimento da energia de biocombustíveis. Depois disso, os países começaram a se preocupar também com as questões sustentáveis causadas pela extração de combustíveis fósseis. Já na década de 1980, as alternativas para gerar energia sustentável passaram a ser palco de mais investimentos e apoio de líderes mundiais.
Então, os principais fatores responsáveis pela criação da energia de biocombustíveis foram a necessidade de diminuir a dependência no uso de recursos não renováveis, como a gasolina que provém do petróleo ou o gás natural. Além de claro, a redução dos impactos ambientais, ressaltados no protocolo de Quioto, documento criado em 1997 pelos líderes das principais potências mundiais com ideias para a diminuição da poluição em grandes cidades.
Quais são as vantagens de usar energia de biocombustíveis?
Afinal de contas, usar energia de biocombustíveis faz tanta diferença assim? Para o Grupo CPN Energy, a resposta é sim. Escolher os biocombustíveis é uma boa pedida não só para o seu negócio e carro, mas para o planeta também. Isso porque além de contribuir com a diminuição do aquecimento global, o ramo de biocombustíveis também gera muitos empregos e contribui na diminuição da dependência de energias fósseis.
Quais são as críticas à energia de biocombustível?
A principal queixa dos especialistas em energias é a grande quantidade de água que os biocombustíveis necessitam. Para a obtenção de energia de biomassas é necessário o uso de cerca de 70 a 400 vezes mais água que para produzir combustíveis fósseis. Além de saber que os biocombustíveis utilizam muita água, os consumidores precisam entender que eles não são a solução para diminuir a poluição, mas sim uma das soluções, reitera o empresário Giovani Dadalt Crespani. Por isso, é necessário que os países e as empresas do ramo continuem investindo em tecnologias e novas formas de gerar energia sem que o planeta sofra as consequências.