Uma forma rápida, simples e segura de denunciar os crimes envolvendo violência doméstica e familiar contra as mulheres é registrar a ocorrência pela internet.

A delegaciaonline.rs.gov.br é uma plataforma digital criada pela Polícia Civil gaúcha na qual as vítimas podem relatar as agressões sofridas sem ter que ir até a delegacia e que também facilita a solicitação de medidas protetivas de urgência. Os registros on-line podem ser feitos aqui.

A juíza-corregedora Gioconda Fianco Pitt, que comanda a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica, destaca que a ferramenta é uma importante aliada, em tempos de pandemia. “O serviço está facilitando o acesso à vítima à busca de justiça, bem como a romper com o ciclo de violência que, infelizmente, se intensificou durante a pandemia da Covid-19, já que as relações familiares tornaram-se mais acirradas”, afirmou.

“É um serviço que confere uma maior praticidade na obtenção de medidas protetivas de urgência que serão encaminhadas de forma célere ao Poder Judiciário. Certamente, é uma inovação e serviço essencial que deve perdurar e tem se mostrado eficiente no enfrentamento à violência doméstica”, avaliou a magistrada.

A Polícia Civil também criou uma cartilha por meio da qual orienta as mulheres a efetuarem o registro.