Candidato do PSD tenta ser prefeito novamente da cidade. Ele disputa o 2º turno das eleições com Luiz Carlos Busato (PTB). Jairo Jorge fala sobre o 2° turno em Canoas
O candidato à Prefeitura de Canoas Jairo Jorge (PSD) tenta voltar à administração municipal pela terceira vez na carreira. Ele disputa o 2º das eleições com Luiz Carlos Busato (PTB).
No 1º turno das eleições 2020, ele ficou em primeiro lugar, com 71.968 votos (45,20%), na frente do atual prefeito Luiz Carlos Busato, que somou 54.903, (34,48%) dos votos. Confira como foi a votação.
Em entrevista à RBS TV nesta terça-feira (17) agradeceu a votação expressiva e falou sobre os principais projetos que pretende implementar, caso seja eleito.
Pandemia
Perguntado sobre como pretende enfrentar a pandemia de coronavírus na cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, Jorge falou sobre as duas frentes que pretende trabalhar.
“Nós precisamos em primeiro lugar a testagem em massa e o rastreamento do contato, nós temos que ter essa politica. Porque isso é o que deu certo em vários lugares. Ampliar os leitos de UTI, ter essa retaguarda, porque sabemos que isso é o ideal”, destaca.
Economia
Sobre o comércio, a opinião do candidato é de que o fechamento pode levar a um processo ainda mais grave da economia.
“O que devemos fazer é regular o fluxo. Não fechar o comércio mas regular com todas as medidas sanitárias, o uso de máscara, álcool gel, medição da temperatura. Acredito que dessa forma pode manter a atividade econômica mas com todas as preocupações relativas à saúde”.
Sobre projetos para a área, o candidato destaca: “Vamos implementar o projeto Juro Zero. Que existe a bastante tempo em Santa Catarina. Capital de giro para micro e pequena empresa. Exatamente para empresas não fecharem. Vamos fazer a frente emergencial do trabalho, conectado com auxílio emergencial e vamos fazer os feirões de emprego, pra atender o desempregado, e vamos desburocratizar o escritório do empreendedor e a sala do MEI”, diz.
Mobilidade urbana
Em relação ao transporte público na cidade, Jorge falou sobre o projeto do aeromóvel, que pretende implementar.
“Vamos fazer uma parceria público privada. Eu não vou colocar um centavo da prefeitura. Mas há um grande interesse, tinha duas empresas chineses, que queriam conversar e comprar”, diz.
Já sobre ônibus, o candidato disse que fará uma licitação para quatro empresas. “Importante lembrar que a tarifa em canoas é R$ 4,60, maior que Porto Alegre”.
Saúde
Jairo Jorge falou também sobre o tema Saúde e o caso da Gamp (empresa que, no passado, cuidava da área da saúde do município e foi investigada pelo desvio de milhões de reais).
“Nós fizemos o processo de licitação, começou em 2010, o Mãe de Deus ficou 5 anos, prorrogamos por mais um. [No processo] Cruz Vermelha foi a primeira colocada, mas a Justiça acabou descartando. A Gamp comigo não teve nenhum problema, trabalhou 1 mês. Tanto que o Tribunal de Contas, determina a devolução de recurso, eu não tinha que devolver um centavo. O atual prefeito tem que devolver R$ 24 milhões.”
Jairo Jorge (PSD)
Reprodução / RBS TV
Initial plugin text